O telemóvel é um aparelho indispensável e utilizado diariamente por centenas de milhões de pessoas, que passam várias horas com os olhos neste pequeno ecrã. Se nos seus primórdios era utilizado essencialmente para funções básicas, como mensagens e chamadas, atualmente estas representam uma parte muito reduzida daquilo que os utilizadores procuram num smartphone.
Para além de fotografias, as redes sociais são uma parte importante do seu uso. Além disso, as aplicações bancárias (como MB Way ou apps dos bancos) permitem que não tenhas de andar sempre com cartões atrás. Hoje temos tudo o que precisamos num dispositivo com 20 centímetros (ou menos) de altura.
Como tal, é absolutamente fundamental que o teu telemóvel esteja seguro. Se tiveres o azar de ser comprometido, as consequências podem ser nefastas. Assim sendo, há alguns sinais evidentes de que já não está protegido como deveria.
Os 5 sinais que não deves desvalorizar
Um dos primeiros alertas é o aparecimento constante de anúncios intrusivos. Se começam a surgir pop ups fora do navegador ou notificações estranhas de aplicações que nunca autorizaste, é possível que exista software malicioso instalado no equipamento. Este tipo de comportamento costuma indicar recolha de dados ou tentativas de redirecionamento para sites perigosos.
Outro sinal frequente é o aumento inexplicável do consumo de bateria e de dados móveis. Quando o telemóvel descarrega rapidamente ou gasta dados mesmo em repouso, pode haver processos a correr em segundo plano sem o teu conhecimento. Malware e apps mal otimizadas são causas comuns deste problema.
O aquecimento constante do equipamento também deve ser levado a sério. Um telemóvel que aquece mesmo quando não está a ser utilizado intensivamente pode estar a executar tarefas ocultas, como envio de informação ou mineração de dados.
A presença de aplicações desconhecidas é outro sinal de alerta importante. Se encontras apps que não te recordas de ter instalado, existe a possibilidade de instalações automáticas através de permissões abusivas ou falhas de segurança. Estas aplicações podem servir para recolher dados pessoais ou mostrar publicidade agressiva.
Por fim, a falta de atualizações de segurança é um risco que muitos ignoram. Quando um modelo deixa de receber correções do sistema, torna se mais vulnerável a ataques recentes. Mesmo que o telemóvel funcione bem, as falhas não corrigidas podem ser exploradas facilmente.
