OPPO traz trunfo da Apple para os seus smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A interface Color OS da OPPO é uma das UI's mais completas no ecossistema Android com amplo espaço de personalização e ferramentas adicionais que acrescentam boas funções ao sistema. Não obstante, a empresa prepara agora um dos melhores trunfos recentes da Apple para os seus próprios smartphones, bem como os da OnePlus.

Em causa está a função Holo Audio, similar em conceito e funcionamento básico ao Áudio Espacial introduzido ainda recentemente pela tecnológica de Cupertino, suportada apenas pelos melhores produtos Apple. É, como tal, uma benesse para todos os adeptos de uma boa experiência auditiva mais envolvente que nunca.

Holo Audio trará uma nova experiência auditiva à Color OS da OPPO

Áudio Espacial Apple

Será, note-se, uma adição a marcar presença não só nos smartphones da própria OPPO como também nos produtos das suas marcas satélite. A saber, poderemos encontrar esta nova opção de áudio nos smartphone OnePlus, bem como nos smartphones Realme.

As informações foram agora avançadas pelo leaker @1NormalUsername que encontrou uma string ou linha de código-fonte na OxygenOS 14 referente ao Holo Audio. Esta será uma nova funcionalidade a integrar a interface da marca, bem como das suas sub-marcas e respetivas versões da UI.

Nesse sentido aponta também a publicação AndroidAuthority que partilha mais algumas linhas de código. Aí podemos também encontrar o "esqueleto" da funcionalidade que pode trazer uma implementação similar ao famoso Áudio Espacial da Apple.

Simulacro de áudio tridimensional muito à semelhança do Áudio Espacial da Apple

A função Holo Audio, nos moldes em que foi apurada, pode combinar o sinal, a reprodução de áudio de duas fontes, ciente também do espaço e movimento. Ou seja, pode reproduzir uma fonte dupla para criar assim um áudio tridimensional processado em tempo real.

O objetivo? Criar um palco virtual 3D em que o utilizador se pode "mover" ou deslocar e sentir que a fonte de áudio também se move à sua volta. Será, para todos os efeitos, pelo menos nesta etapa inicial, uma implementação muito similar ao que a Apple já nos deu a conhecer com a sua funcionalidade dedicada ao áudio.

New APK teardown, courtesy @1NormalUsername !Multiple audio sources in spatial audio, with the ability to customize their placement.Coming soon to ColorOS/OxygenOS devices. https://t.co/wPLNEPzWYW

— Aamir Siddiqui (@aamirsidd94) 14 de agosto de 2023

Importa ainda frisar que esta função poderá iniciar-se automaticamente quando detetar as condições ótimas para tal, isto com base no meio ambiente e envolvente do utilizador. Na prática, será um modo ideal para os utilizadores que procuram sobretudo conveniência e não têm tempo, vontade ou paciência para desbravar as configurações manuais.

Por fim, é de momento uma incógnita a sua data de implementação ou apresentação para os equipamentos suportados. Em todo o caso, podemos contar com a sua presença na Color OS, bem como na Oxygen OS e também na Realme UI.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.