OPPO divulga acidentalmente o seu tablet Android com a ColorOS 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante chinesa OPPO deu recentemente a saber que a próxima grande versão da sua interface será apresentada oficialmente em setembro de 2021. A ColorOS 12, com efeito, será baseada no sistema operativo Android 12 da Google, com várias novidades.

A confirmação oficial feita pela marca teve lugar no seu perfil oficial da Weibo, a rede social chinesa onde a empresa chegou, inclusive, a disponibilizar alguns dos novos papéis de parede para download. Entretanto, um leak acabaria por revelar os seus próximos produtos.

A ColorOS 12 trará o sistema operativo Android 12 da Google

Mais concretamente, enquanto a OPPO lançava os seus teasers da ColorOS 12, um leaker chinês divulgou a imagem que vemos acima com um dos seus smartphones, relógio, bem como o tablet ainda por apresentar. As informações chegaram-nos através da publicação chinesa ITHome que, por sua vez, as colheu do leaker Digital Chat Station, fonte prolífera neste meio tecnológico.

Recordamos que ainda há poucos dias o mesmo leaker deu a conhecer o aspeto geral da ColorOS 12 através de uma imagem divulgada pelo mesmo. Agora, temos em destaque a interface adaptada ao formato tablet como podemos ver acima.

As primeiras impressões são a de um melhor aproveitamento do grande ecrã com widgets e uma barra inferior central. As semelhanças com o sistema da Apple para tablets, o iPadOS são imediatamente notórias pelo ecrã principal na imagem.

A ColorOS 12 trará várias novidades para os smartphones e tablet da OPPO

De acordo com a mesma fonte - Digital Chat Station - a OPPO também trabalha ativamente nos smartphones dobráveis. Com efeito, temos já o seu OPPO X 2021 em circulação, o seu protótipo e primeiro smartphone extensível com um formato peculiar.

No entanto, a referência deste leaker aponta o desenvolvimento de smartphones dobráveis mais similares ao que vemos agora nos Galaxy Z Fold e Galaxy Z Flip. Algo que teremos de esperar para ver, mas que se enquadra nas tendências atuais de mercado.

Atentando ainda na primeira imagem, alusiva ao tablet Android, vemos que o software dará uma maior primazia à produtividade. Isto é, ao melhor aproveitamento do grande ecrã para quem quiser trabalhar a partir do seu tablet.

Por outro lado, vemos também a aparência geral do produto com uma estrutura que se espera metálica, cantos arredondados e botões visíveis no canto superior esquerdo. Temos um grande aproveitamento da área frontal e um design moderno.

O novo tablet pode ser apresentado com a gama OPPO Reno7

Por fim, o leaker sugere uma apresentação do novo tablet Android para o final deste mês de setembro. A fonte acrescenta que o lançamento será acompanhado da gama de smartphones OPPO Reno7, bem como a próxima geração dos seus relógios.

Aliás, é mencionado o modelo OPPO Watch Free com data de apresentação prevista para o fim de setembro. Para já, contudo, não temos confirmação oficial destes dados.

Sintetizando, a OPPO juntar-se-á à Realme que também está prestes a apresentar o seu Realme Pad com a Realme UI, muito similar à atual ColorOS da casa mãe.

Contamos com mais informações sobre a ColorOS 12 e alguns produtos OPPO a chegar nos próximos dias.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme GT Neo2 confirmado com edição especial que vais querer ter na Europa
  • Xiaomi Mi 11T Pro: design oficial confirmado a uma semana do lançamento
  • 34 jogos e apps temporariamente grátis para Android na Google Play Store
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.