OPPO revela tecnologia inédita para a câmara dos smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Em breve ficaremos a conhecer uma nova geração de smartphones topo de gama das principais fabricantes de dispositivos móveis para 2022. Entre estas grandes marcas temos a OPPO que, entre os dias 14 e 15 de dezembro celebrará o seu OPPO INNO Day 2021.

Aí, ao que tudo indica, ficaremos a conhecer novos protótipos, tecnologias e sistemas com aplicação, por exemplo, no próximo smartphone topo de gama da marca. Entretanto, vemos uma promessa digna de nota para a câmara dos smartphones Android.

A OPPO tem uma nova tecnologia "pop up" para a câmara dos smartphones

O pequeno vídeo publicado recentemente nos canais oficiais da OPPO mostra-nos uma implementação que a diferenciará da concorrência. Acima temos, em funcionamento, um exemplo de câmara retrátil para smartphone resistente aos elementos.

Ainda que o vídeo seja curto, mostra-nos os traços essenciais do seu funcionamento. Note-se que este sistema está associado a um dispositivo móvel desconhecido, provavelmente um protótipo criado com a exclusiva finalidade de demonstrar esta implementação em pleno funcionamento.

O sistema aparenta estar aplicado à câmara primária do telefone, apelidado de "OPPO Retractable Camera", ou sistema de câmara retrátil. Daqui inferimos que tal sistema foi desenvolvido pela própria OPPO e pode ser usado para efeitos de ampliação ótica.

O novo sistema de câmaras OPPO Retractable Camera

O vídeo mostra-nos o sistema OPPO Retractable Camera submetido a diferentes agentes externos como a água (salpicos), bem como a quedas. Temos uma parte motora que, pela sua natureza, representa um ponto frágil na estrutura do smartphone.

Vemos também o que aparenta ser um sistema / módulo de câmara equipado com um sensor de imagem de maiores dimensões, possivelmente de 1 polegada. Caso tal se confirme, será um grande acréscimo no potencial fotográfico para smartphones OPPO.

O busílis é, contudo, deste sistema retrátil projetar para a frente o módulo da câmara, algo que pode ser aplicado para ampliação ótica da imagem. Por outro lado, também poderá ser aplicado para efeitos de fotografia macro, um quesito bastante explorado pela OPPO no seu Find X3 Pro em 2021.

Por fim, é a durabilidade e aplicações práticas deste sistema que veremos submetido a escrutínio ao longo dos próximos dias assim que tiver início o evento INNO World 2021 da fabricante.

Editores 4gnews recomendam:

  • MIUI 13 trará mudanças nestas áreas para os utilizadores de smartphones Xiaomi
  • TCL mostra smartphone que combina duas tecnologias revolucionárias (vídeo)
  • OPPO: próximo evento pode trazer uma grande surpresa para os fãs
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.