OPPO revela tecnologia inédita para a câmara dos smartphones

Rui Bacelar
Comentar

Em breve ficaremos a conhecer uma nova geração de smartphones topo de gama das principais fabricantes de dispositivos móveis para 2022. Entre estas grandes marcas temos a OPPO que, entre os dias 14 e 15 de dezembro celebrará o seu OPPO INNO Day 2021.

Aí, ao que tudo indica, ficaremos a conhecer novos protótipos, tecnologias e sistemas com aplicação, por exemplo, no próximo smartphone topo de gama da marca. Entretanto, vemos uma promessa digna de nota para a câmara dos smartphones Android.

A OPPO tem uma nova tecnologia "pop up" para a câmara dos smartphones

Most pop-ups are annoying... But not our self-developed retractable camera! 😉Explore more in INNO WORLD on 14/12.#OPPOINNODAY2021 pic.twitter.com/33hgJSw8If

— OPPO (@oppo) 7 de dezembro de 2021

O pequeno vídeo publicado recentemente nos canais oficiais da OPPO mostra-nos uma implementação que a diferenciará da concorrência. Acima temos, em funcionamento, um exemplo de câmara retrátil para smartphone resistente aos elementos.

Ainda que o vídeo seja curto, mostra-nos os traços essenciais do seu funcionamento. Note-se que este sistema está associado a um dispositivo móvel desconhecido, provavelmente um protótipo criado com a exclusiva finalidade de demonstrar esta implementação em pleno funcionamento.

O sistema aparenta estar aplicado à câmara primária do telefone, apelidado de "OPPO Retractable Camera", ou sistema de câmara retrátil. Daqui inferimos que tal sistema foi desenvolvido pela própria OPPO e pode ser usado para efeitos de ampliação ótica.

O novo sistema de câmaras OPPO Retractable Camera

OPPO Retractable Camera

O vídeo mostra-nos o sistema OPPO Retractable Camera submetido a diferentes agentes externos como a água (salpicos), bem como a quedas. Temos uma parte motora que, pela sua natureza, representa um ponto frágil na estrutura do smartphone.

Vemos também o que aparenta ser um sistema / módulo de câmara equipado com um sensor de imagem de maiores dimensões, possivelmente de 1 polegada. Caso tal se confirme, será um grande acréscimo no potencial fotográfico para smartphones OPPO.

O busílis é, contudo, deste sistema retrátil projetar para a frente o módulo da câmara, algo que pode ser aplicado para ampliação ótica da imagem. Por outro lado, também poderá ser aplicado para efeitos de fotografia macro, um quesito bastante explorado pela OPPO no seu Find X3 Pro em 2021.

Por fim, é a durabilidade e aplicações práticas deste sistema que veremos submetido a escrutínio ao longo dos próximos dias assim que tiver início o evento INNO World 2021 da fabricante.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.