Nem todos os consumidores querem pagar quatro dígitos por um smartphone, e pagar o mínimo dos mínimos nem sempre garante a qualidade necessária. É no meio-termo que se encontra o Oppo Reno11 F 5G, que chegou a Portugal por 379 €.
Oppo Reno11 F 5G
Ecrã: 6,7 polegadas,FHD+, OLED, 2412 x 1080 pixeis, 120Hz, 1100 nits
Processador: MediaTek Dimensity 7050
ROM e RAM: 256GB UFS 3.1; 8GB LPDDR4x RAM
Câmaras traseiras: 64MP principal + 8MP ultrawide, 2MP macro
Câmara frontal: 32MP
Bateria: 5000mAh, 67W SuperVOOC
Fui conhecer este smartphone por entre os vales do Monte Branco e testei-o a 3500 metros de altura. Utilizei-o ao longo dos últimos dias como smartphone pessoal e neste artigo conto-te as minhas conclusões.
Unboxing
O unboxing do Reno11 F 5G traz aos utilizadores uma experiência comum a grande parte da indústria. O smartphone chega numa caixa com design que já vimos no passado na marca e ao retirarmos a cobertura inferior encontramos o smartphone.
Adicionalmente podes contar com um cabo de carregamento de USB-A para USB-C e os habituais manuais de utilizador. Embora tenhamos recebido, à parte, um carregador de 67 W na nossa unidade de teste, este não virá incluído nas unidades que vão ser vendidas ao público. Ou seja, para tirares total partido desta velocidade terás de adquirir um carregador com tecnologia Supervooc da Oppo.
Design distintivo e boa construção
O design é um dos pontos fortes deste smartphone. Principalmente nesta cor Azul Oceano, a Oppo conseguiu criar uma traseira que se distingue e salta à vista entre os demais. Goste-se ou não se goste, este é um smartphone com um design distintivo e cheio de identidade. E isso nota-se também no seu módulo de câmaras.
Na qualidade de construção predomina o plástico na traseira e moldura plana em alumínio. Os botões colocados do lado direito dão um bom sentimento ao toque. É um smartphone grande, mas o seu peso de 177 gramas faz com que seja um smartphone agradável de usar por longos períodos. Ainda que quem tenha mãos pequenas vá precisar das duas para muitas das operações. Tem certificação IP65, para proteção contra poeiras e salpicos.
Ecrã AMOLED com margens reduzidas
O ecrã é mais um dos pontos em destaque deste equipamento. São 6,7 polegadas de um painel AMOLED com 120 Hz e um pico de brilho de 1100. Na verdade, este pico de brilho até poderia ser superior a esta altura do campeonato. Mas está longe de ser um deal breaker.
O que notarás nas imagens que registei do equipamento são as suas margens reduzidas. É um gama-média lançado em 2024 e o seu ecrã assim o atesta. Seja para consumir uma boa série, jogar alguns jogos ou navegar nas redes sociais, é um ecrã plano que dá prazer usar.
E debaixo desse ecrã está embutido o sensor de impressões digitais. Este tem a qualidade e a precisão que se espera nesta faixa de preço. Raramente falha e é bastante rápido a responder à chamada.
Áudio peca na ausência de altifalantes estéreo
O Reno11 F 5G tem uma qualidade de áudio satisfatória para o seu preço. O que pode desiludir os mais exigentes é o facto de não ter altifalantes estéreo. Ou seja, só temos uma coluna na zona inferior do terminal.
É uma coluna de qualidade, mas não deixa de ser apenas uma. E gostaríamos que em futuros modelos nesta faixa de preço a Oppo apostasse em altifalantes estéreo. Para quem possa esperar encontrar aqui entrada de jack 3,5 mm, pode também ‘tirar o cavalinho da chuva'. Pois a Oppo, tal como outras marcas, já deixou esse ‘comboio’.
Desempenho sólido
O desempenho deste equipamento é providenciado pelo processador MediaTek Dimensity 7050 e acompanhado por 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento expansíveis via microSD até 2 TB. O resultado é um desempenho de qualidade para o preço.
Não podes esperar correr aqui os jogos mais exigentes no máximo, mas podes esperar um desempenho de qualidade para o dia a dia por muito tempo. Aliás, a Oppo promete que a fluidez com que o produto sai da caixa está garantida pelo menos por 48 meses.
Interface madura, demasiado bloatware pré-instalado
O Reno11 F 5G vem com a ColorOS 14 baseada no Android 14. É uma interface estável, com bastante personalização que irá agradar à maioria dos utilizadores. Temos pena é que traga demasiado bloatware pré-instalado. Felizmente é possível desinstalar praticamente tudo após a configuração inicial.
Como forma de proteger o teu investimento, a Oppo tem previsto para este modelo dois anos de atualizações de software e três anos de atualizações de segurança. Ou seja, em teoria, vai receber o Android 15 e Android 16 e ainda ter mais um ano de atualizações de segurança.
Câmara com resultados positivos
Como já foi referido acima, o Reno11 F 5G tem um módulo de câmaras bastante distintivo. Lá podes encontrar o sensor principal de 64 MP, acompanhado por uma ultrawide de 8 MP e macro de 2 MP.
O resultado são imagens de qualidade, com boa saturação, principalmente em ambientes bem iluminados. Tive oportunidade de testar estas câmaras a mais de 3500 metros de altitude, no Monte Branco, e os resultados foram positivos. Não é um topo de gama nem pretende ser. Providencia qualidade para o preço.
Tem tendência para produzir bastante claridade nas imagens, o que acaba por realçar as cores. E isso faz com que, mesmo à noite, vás conseguir imagens bastante usáveis. É um equipamento, tendo em conta o seu segmento, em que se pode confiar para fotografia.
Também tens aqui um modo retrato que podes usar em 1 ou 2 vezes (feito com crop no sensor principal). O resultado são retratos com definição entre o sujeito e o fundo com pontos por limar. Mas que com alguma prática produzem imagens satisfatórias.
À frente encontras uma câmara frontal de 32 MP que te vai dar para videochamadas e selfies de boa qualidade. Em cenários com boa luminosidade, fiquei agradavelmente surpreendido com esta câmara frontal. Mesmo em modo retrato, tira imagens bastante aprazíveis.
De realçar que este é um terminal que consegue gravar até 4K a 30 fps, com a câmara traseira ou com a frontal. O que deves ter em conta é que não há estabilização ótica ou eletrónica. Por isso, esses vídeos podem resultar em algo menos estável.
Se estiveres disposto a gravar vídeos a 1080p, os resultados são bem melhores. Nesse caso já contas com a estabilização eletrónica, e os resultados são bem satisfatórios. Como podes ver nos exemplos abaixo, mesmo durante a noite vais ter resultados interessantes.
Bateria de qualidade
A bateria é mais um ponto positivo para este equipamento. Na boa tradição dos seus gama-média, a Oppo traz no Reno11 F 5G boa autonomia. É um equipamento para um dia de utilização mais intensiva sem problemas, podendo ir mais além para utilizadores mais leves.
O carregamento do smartphone pode ser feito na totalidade em cerca de 48 minutos, se usares um carregador de 67 W com tecnologia Supervooc da Oppo. Infelizmente esse carregador não chega na caixa do equipamento e terás de o adquirir à parte.
Conclusão: natureza em estado puro
Com o seu design em Azul Oceano, o Oppo Reno11 F 5G é um equipamento que nos transporta, esteticamente, para a costa marítima. Goste-se ou não, a escolha de design faz com que seja um smartphone que se distingue no meio da ‘multidão’.
Tem um desempenho apreciável para o seu segmento, câmaras sólidas, um bom ecrã e uma bateria para o dia inteiro. Como pontos a ter em conta estão a ausência de altifalantes estéreo e a quantidade de bloatware com que chega de fábrica.
Por 379 €, o Oppo Reno11 F 5G está colocado num segmento onde tem de enfrentar uma concorrência feroz de marcas mais ou menos consolidadas. Mas as suas qualidades tornam-no um equipamento a considerar para quem queira comprar um smartphone neste segmento.
Oppo Reno11 F 5G
Ecrã: 6,7 polegadas,FHD+, OLED, 2412 x 1080 pixeis, 120Hz, 1100 nits
Processador: MediaTek Dimensity 7050
ROM e RAM: 256GB UFS 3.1; 8GB LPDDR4x RAM
Câmaras traseiras: 64MP principal + 8MP ultrawide, 2MP macro
Câmara frontal: 32MP
Bateria: 5000mAh, 67W SuperVOOC