Oppo Reno usa Nokia OZO: tecnologia áudio que se foca no importante

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Para quem não sabe, a Nokia produz a tecnologia a que chamou OZO. Esta dá aos dispositivos incrementos de qualidade de gravação de câmara e áudio. Segundo informações recolhidas no relatório de contas da Nokia, o recém-lançado Oppo Reno conta com a tecnologia conhecida como OZO Áudio.

A revelação foi feita no relatório que partilhamos ontem com os nossos leitores. A Nokia anunciou prejuízos no primeiro trimestre do ano, e foi revelado que novo smartphone da Oppo usa o OZO Áudio. Contudo, não é revelado se a versão com zoom 10x também conta com a tecnologia.

Qual a vantagem do OZO Áudio?

De acordo com a Nokia, esta tecnologia reduz o som ambiente e os ruídos de fundo, como podes ver no vídeo acima. Assim permite-te acentuar o som do que realmente pretendes gravar. Além disso, quando disponível no dispositivo, esta permite a captação de áudio 3D com quatro ou mais microfones.

Segundo é possível ler na página dedicada à OZO, esta é uma tecnologia que significa futuro. A captura de áudio será espacial e direcional, e dá-te a oportunidade de fazer uma edição e exploração do que gravaste.

A Oppo nunca falou desta característica nem no lançamento dos seus dispositivos, nem no seu site. Certamente estamos a falar de uma estratégia de marca. Já que não só a Nokia é uma concorrente direta, como o grande foco dado ao Reno é o zoom de 10x sem perda de qualidade.

A qualidade só poderá ser verificada assim que o Oppo Reno seja testado a fundo pelos vários reviewers. Embora promissora, serão necessárias comparações com outros dispositivos que realmente atestem as vantagens desta tecnologia, e se realmente a otimização está bem feita no Reno.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nokia começa 2019 com prejuízos. 5G é a esperança
  • Farto da Google? Eis as alternativa às maiores Apps e serviços da Google
  • Samsung Galaxy Fit-e será a séria concorrente à Xiaomi Mi Band 3
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.