OPPO R11s OnePlus 5T smartphone
O smartphone da Oppo e o seu ecrã sem margens. Crédito da imagem: gizchina

Em finais de 2017 já é extremamente fácil encontrar um smartphone praticamente sem margens ou bezels laterais. Desde o Xiaomi Mi MIX 2 até ao Apple iPhone X e claro, o Samsung Galaxy S8, as ofertas são variadas e ditam a nova tendência do mercado mobile, as margens estão a desaparecer e isso deixa-nos com smartphones cada vez mais elegantes. Um deles, o OPPO R11s é um desses casos e para além de inspirar a criação do OnePlus 5T seria bem capaz de o envergonhar caso chegasse ao nosso mercado.

Vê ainda: Lineage 2: Revolution já está disponível para Android e iOS

O smartphone, um autêntico irmão gémeo do OnePlus 5T, foi apresentado oficialmente pela marca chinesa no dia 2 de novembro e deste então já foi bem recebido no seu mercado natal, a China, em que a OPPO já ultrapassou a Huawei para se tornar na maior construtora segundo os dados revelados no início do mês pela agência Counterpoint.

Posto isto, creio que seja hora de olharmos com mais atenção para o OPPO R11s e para tudo aquilo que ele tem para oferecer. Aliás, será uma ótima maneira de conhecer o OnePlus 5T, smartphone que será hoje apresentado e que deverá inspirar-se largamente neste OPPO tal como sucedeu no passado com o OnePlus 5 e o OPPO R11.

OPPO R11s OnePlus 5T smartphone
Ecrã sem margens, tal e qual o do OnePlus 5T. Crédito da imagem: gizchina

Posto isto, poderá o OPPO R11s envergonhar o próximo smartphone da empresa em cujo slogan consta a frase “Never Settle”?

OnePlus 5T – Uma nova visão, o ecrã do OPPO R11s

A new vision” será o slogan do OnePlus 5T e com efeito, o ecrã do OPPO R11s com as suas 6.01 polegadas, formato 18:9 com uma nova tecnologia a que a marca chama de Star Screen.

Na prática, esta tecnologia faz com a transição entre o ecrã /display e o corpo do dispositivo seja uniforme e sem arestas duras ou visíveis para que não consigas discernir a transição entre o vidro e o metal a menos que estejas mesmo à procura deste limite. Na prática, terás um aspecto um pouco mais orgânico no dispositivo.

Por outro lado, a nível de design e de mudanças implementadas pela OPPO, o aspecto geral deste novo smartphone será extremamente idêntico ao OPPO R11 que até teve direito a uma edição especial com as cores do F.C. Barcelona.

O segundo ponto de venda, o segundo trunfo deste OPPO R11s será a sua câmara traseira com dois sensores, uma dual-câmara que melhorará bastante a qualidade fotográfica face à geração anterior e é aqui que a situação fica ainda mais interessante.

Smartphone tem uma dual-câmara com abertura f/1.7 e zoom ótico de 5X

Na traseira do OPPO R11s temos uma dual-câmara com um sensor de 20MP com abertura focal de f/1.7 e um sensor de 16MP com abertura de f/1.7, uma grande abertura em ambas as lentes. Os sensores utilizados são os Sony IMX398 com lentes desenvolvidas pela própria marca.

A grande surpresa, ou melhor, o grande trunfo nem é a câmara, a abertura ou os sensores em si mas si aquilo que ela é capaz de fazer, o zoom ótico de 5X, algo completamente inédito nos smartphones.

OPPO R11s OnePlus 5T smartphone
Funcionamento do zoom de 5x. Crédito da imagem: gizchina

Para tal, a OPPO emprega um mecanismo semelhante a um periscópio, graças a prismas e espelhos é capaz de ampliar a imagem até 5X sem ter que recorrer ao zoom digital onde há sempre perda de detalhe e qualidade. Esta pequena característica terá necessitado de mais de um ano de desenvolvimento e pesquisa mas é sem dúvida cativante.

Este pequeno módulo de zoom ótico é composto por cerca de 50 componentes individuais, todos eles agrupados num pequeno módulo de 5.7mm dentro do smartphone.

Note-se que apenas uma das câmaras operará este zoom ótico que será estabilizado para evitar tremuras e vibrações, ao passo que a outra câmara contribuirá para criar uma só imagem capaz de se aproximar do objecto, sem perder qualidade, ou pelo menos assim promete a OPPO.

OPPO R11s OnePlus 5T smartphone
Disposição da câmara / lentes

Câmara do smartphone OnePlus 5T poderá adotar uma tecnologia semelhante

Com efeito, o OPPO R11s é o primeiro smartphone a dar ao utilizador a possibilidade de utilizar um zoom ótico de até 5X e utiliza também um novo mecanismo de estabilização ótica da imagem (OIS) com melhorias de até 40% no seu funcionamento e eficácia face aos mecanismos anteriores.

Aqui, ao olhar para o OnePlus 5T, de acordo com as fugas de informação a marca terá abdicado do zoom ótico de 1.6x (até 2x com auxílio do software) para nos dar melhores resultados na fotografia com baixa luminosidade. Para tal será dotado de duas lentes com abertura focal f/1.7 para que mais luz seja capaz de atingir o sensor.

Em suma, teremos dois sensores de 20MP, sem zoom ótico e com abertura focal de f/1.7 em ambos as lentes, ambas com a mesma distância focal e sem que nenhuma delas seja dotada de um mecanismo de estabilização ótica da imagem, vulgo OIS.

Até à data já vimos alguns vídeos de unboxing e primeiras impressões a este smartphone OnePlus 5T e, sobretudo neste último vídeo prestem atenção a partir do minuto 11 onde começam os testes e benchmarks a estes sensores de 20 e 16MP.

OPPO R11s aparenta ter uma câmara superior à do OnePlus 5T

Afinal de contas ainda temos aqui uma lente zoom de 1.6x (2x com auxílio do software) e ambas com abertura focal de f/1.7. Infelizmente nenhuma destas duas câmaras terá estabilização ótica da imagem ou OIS, optando por EIS ou estabilização eletrónica, algo que não é de todo tão eficaz como a estabilização ótica.

Em suma, a menos que a OnePlus tenha algum truque bem escondido para este seu novo smartphone, sobretudo no departamento fotográfico acredito que o OPPO R11s, seja capaz de envergonhar o OnePlus 5T – mas espero estar errado!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Redmi Note 5A – Um bom gama de entrada por 114€

Xiaomi Redmi 5 e 5 Plus – Especificações, preços e datas de chegada

Motorola lança Moto Snap Polaroid que imprime as tuas fotos na hora!

Fontegizchina
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).