OPPO: marca chinesa quer substituir a Huawei na Europa já em 2020

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei está a passar por uma das suas piores fases e não há sinais de melhoria no horizonte. Perante este status quo, a OPPO estará a preparar-se para ocupar esse lugar de destaque no mercado mobile na Europa e não só.

A OPPO é uma das maiores fabricantes chinesas e conta atingir 100 milhões de smartphones vendidos durante o segundo semestre de 2020, para tal, a tecnológica já está a pôr em marcha uma série de medidas. O objetivo é claro e ambicioso.

A crescente fragilidade da Huawei na Europa

De acordo com os mais recentes dados da agência Counterpoint, a quebra de vendas da Huawei na Europa é notória e significativa, com a sua quota de mercado a cair de 23% para 16% nos primeiros trimestres de 2019 e 2020, respetivamente.

Visando ocupar a posição de destaque da Huawei na Europa, atualmente a terceira maior fabricante, ao passo que a OPPO detém uns meros 3% deste lucrativo mercado. No entanto, já não faltará muito até que se esgotem os processador Kirin.

A crescente escassez de processadores está longe de ser o único obstáculo nos desígnios da Huawei na Europa, ou mais concretamente, fora da China. Algo que não passou despercebido às empresas rivais, incluindo a conterrânea OPPO.

Pete Lau, CEO da OnePlus, pode guiar os esforços da OPPO na Europa

Avança um novo relatório da China Starmarket que a OPPO está a redobrar a produção de telemóveis e a preparar-se para substituir a Huawei na Europa. Mais concretamente, a fabricante estima vender entre 85 a 100 milhões de telemóveis no 2.º semestre.

Colocando estas métricas em perspetiva, as vendas conjuntas no terceiro e quarto trimestre de 2019 foram de 63,7 milhões (dados da Counterpoint). Posto isto, estaríamos perante um aumento de 33% no volume de vendas da OPPO na Europa.

Pete Lau, CEO da OnePlus, ocupa também o cargo de vice-presidente sénior na BBK Eletronics, "casa-mãe" da OPPO, OnePlus, Realme e Vivo. É apontado como figura chave na expansão da OPPO na Europa e demais mercados onde a Huawei está restringida.

A OPPO pode ser a nova Huawei não só na Europa

Apesar de o novo relatório apontar o objetivo da OPPO em roubar para si o lugar até então ocupado pela Huawei, as restrições aplicados pelos Estados Unidos da América à gigante de Ren Zhengfei fazem-se sentir em vários mercados.

Posto isto, caso a estratégia da OPPO surta os efeitos pretendidos neste segundo semestre de 2020, pode ser aplicada a outros mercados em que a Huawei tem uma posição de destaque e, por outro lado, se encontre igualmente restringida.

Entretanto, a Xiaomi continua a crescer gradual, mas consistentemente, provando ser uma concorrente igualmente meritória à atual posição de dominância da Huawei.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi Note 10 a caminho: estes são os primeiros detalhes
  • Xiaomi garante um novo Mi 10 barato. Preço vai conquistar
  • Waze adiciona a voz do Batman e Enigma. Vê como ativar!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.