OPPO pode estar a trabalhar numa características pouco habitual nos smartphones

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A OPPO pode estar a desenvolver smartphones que integram um ecrã na zona traseira do modelo.Esta é uma característica pouco habitual nos terminais, especialmente no mercado europeu.

Mas parece que a marca chinesa também se prepara para lançar mais um topo de gama para competir com a Motorola e com a Xiaomi.

Patente mostra três smartphones com diferentes opções de ecrã na zona traseira

Ao que tudo indica, a OPPO já recebeu luz verde para a sua patente de um smartphone com um ecrã integrado na zona traseira. E, por isso, a marca quer ir mais longe e está já a garantir os direitos para mais três designs que incluem esta característica pouco habitual.

De acordo com informações divulgadas pelo site LetsGoDigital, a marca pode estar a desenvolver três modelos com diferentes opções de ecrã na zona traseira, alojados no módulo da câmara. Pelo o que conseguimos ver nas imagens, as opções que estão a ser trabalhadas contemplam vários formatos e tamanhos de ecrãs.

Quanto à funcionalidade deste ecrã, segundo a mesma fonte este pode servir como visor que permitiria ao utilizador usar a câmara principal para captar selfies. Claro que depois a fabricante pode ampliar o leque de funcionalidades deste recurso.

A OPPO não é a primeira marca a trabalhar nesta característica, por exemplo a Xiaomi já introduziu um ecrã na zona traseira do seu modelo Mi 11Ultra que exibe o estado da bateria, horas, notificações, entre outras informações úteis.
No entanto, é muito pouco provável que a marca introduza esta peculiar característica num dos seus próximos smartphones. Tudo porque geralmente demora algum tempo até que as marcas lancem no mercado as ideias e/ou conceitos definidos nos registos de patentes.

OPPO Find X5 pode chegar no primeiro trimestre de 2022

Mas há também novidades relacionadas com a próxima série topo de gama da OPPO. Tal como a sua designação. Aparentemente, a nova "família" de smartphones premium vai chamar-se Find X5, o que numa lógica de sucessão, sugere que a marca vai "deixar cair" o número quatro.

Tal pode estar relacionado com o facto de este número ser associado a má sorte na cultura chinesa e, por motivos de superstição, um modelo com este algarismo não ser bem-sucedido no mercado.

Quanto às especificações, espera-se que, pelo menos, um modelo da série Find X5 esteja equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 1 e que chegue ao mercado no primeiro trimestre de 2022. Até porque a OPPO avançou recentemente que o seu smartphone equipado com o processador mais recente da Qualcomm chegaria aos utilizadores nessa mesma data.

Três novos modelos na série Find X5

Mas parece que a OPPO quer também incluir na série Find X5 um smartphone com o processador mais recente da MediaTek, o Dimensity 9000. E agora o conhecido leaker Digital Chat Station afirma que a marca pode ter a caminho um terceiro modelo para a série Find X5, sendo desconhecido o processador que irá incluir.

De acordo com o fiável leaker, a nova série da OPPO pode ser constituída pelos modelos Find X5, Find X5 Pro e Fin X5 Pro+. Espera-se também que a nova série seja uma atualização significativa da sua antecessora Find X3.

Por outras palavras, é desejável que a OPPO inclua a sua tecnologia de carregamento rápido de 80 watts nos próximos smartphones premium, até porque foi uma das marcas pioneiras nesta funcionalidade e deverá querer competir com o carregamento flash de 120 watts da Xiaomi.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S22 Ultra: novas imagens confirmam todas as suspeitas
  • Samsung pode abalar mercado de smartphones dobráveis com este modelo
  • Motorola: Edge X30 Pro pode estar a caminho
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt