OPPO: mais um smartphone a caminho e outra novidade inesperada

Mónica Marques
Comentar

A OPPO está já a preparar a nova série de smartphones Reno8, a sucessora da Reno7, tendo sido reveladas algumas das suas especificações.

Mas a marca chinesa tem mais uma novidade inesperada: está também a trabalhar nos seus próprios chips que devem ser incluídos nos modelos de baixa e média gama já a partir do próximo ano.

Especificações conhecidos do OPPO Reno8

OPPO Reno8
O leaker Digital Chat Station revelou a imagem do novo smartphone Reno8 na rede social chinesa Weibo Crédito@Weibo/DigitalChatStation

Foi em novembro de 2021 que a OPPO deu a conhecer a sua série Reno7 e, ao que tudo indica, a marca chinesa está já a trabalhar no seu sucessor, a nova linha Reno8. A informação chega através do leaker Digital Chat Station que inclusive partilha uma imagem daquele que poderá ser o design dos novos modelos.

Tal como podemos ver na imagem, a nova série vai apresentar-se com um ecrã perfurado para alojar a câmara frontal, sendo que o painel traseiro apresenta um módulo retangular para acomodar a configuração de câmara traseira composta por três sensores e um flash LED.

De acordo com o conhecido leaker, a nova série Reno8 pode também incluir um leitor de impressões digitais embutido no ecrã. Ecrã esse que deverá ser AMOLED e ter 6,55 polegadas, com uma resolução Full HD+, uma proporção de 20:9 e ainda uma taxa de atualização de 120 Hz.

De resto sobre as especificações, para já apenas se sabe que a configuração de câmara traseira tripla vai contar com um sensor primário Sony IMX766 de 50 megapixéis.

Tudo aponta para que a marca revele a nova série Reno8 em maio ou junho deste ano, à semelhança do que já aconteceu com a linha Reno6, e que esta inclua três novos modelos: Reno8, Reno8 Pro e Reno8 Pro+.

OPPO pretende desenvolver os seus próprios processadores

Outras notícias relacionadas com a OPPO dão conta de que a marca poderá estar a desenvolver os seus próprios processadores, seguindo os passos de outras marcas de smartphones no mercado.

De acordo com as informações agora divulgadas, a OPPO parece estar já bastante adiantada no projeto e em 2023 poderemos já conhecer o novo chip de aplicações que será produzido em massa utilizando o processo de 6 nm da TSMC.

Em simultâneo, a OPPO está também a desenvolver um chip SoC (System on Chip) que deverá incluir o anterior processador de aplicações e um modem. Este componente vai ser fabricado recorrendo ao processo de 4 nm da TSMC e deverá ser lançado daqui a dois anos, em 2024.

O objetivo da OPPO, tal como de outras marcas que produzem igualmente os seus próprios chips, é diminuir a sua dependência da cadeia de fornecedores. Ao que tudo indica, os novos componentes "made in OPPO" vão ser integrados em futuras séries de smartphones da marca, direcionadas para o segmento média e baixa gamas.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.