O Oppo Find X8 Pro chegou ao mercado português neste final de 2024, como a mais recente opção da marca chinesa para o segmento topo de gama, por 1299 €. Testei-o durante as duas últimas semanas e neste artigo dedicado podes ler as minhas conclusões.
Unboxing
O unboxing ao Oppo Find X8 Pro segue os padrões de um smartphone premium lançado em 2024. Isso significa, na maior parte das vezes, que não há carregador incluído na caixa. E assim acontece com este modelo. Ou seja, o carregador tem de ser adquirido a parte
O que encontras na caixa é, à cabeça, o próprio smartphone em todo o seu esplendor. Num compartimento separado está um cabo USB-A para USB-C (bem que podia ser USB-C para USB-C), bem como a ferramenta para ejetar um cartão SIM e um adaptador de USB-A para USB-C para transferência de dados.
Design e construção
O Oppo Find X8 Pro transmite, desde o primeiro impacto com o aparelho, um sentimento de smartphone premium. O grande ponto de destaque é, obviamente, a ilha de câmaras circular, situada no topo da traseira, que faz virar muitas cabeças. Embora tenhamos aqui uma ilha de câmaras proeminente, foi reduzida a sua espessura face à anterior geração.
O acabamento que encontras tanto na parte frontal como na traseira é em vidro Gorilla Glass 7i, com as ambas as zonas a terem uma ligeira curvatura que aumenta a sua ergonomia. É um smartphone bastante agradável de usar, mesmo por longos períodos de tempo. Até porque, para o tamanho, os seupois 215 gramas são bastante aceitáveis e abaixo da maioria dos concorrentes diretos.
No entanto, o acabamento é escorregadio e pessoas com mãos mais pequenas deverão usar capa para garantir um melhor agarre do produto. A lateral do smartphone é em alumínio e temos o botão de alertas à esquerda, bem ao estilo OnePlus, com três posições: som, silêncio e vibração. Na lateral direita temos os botões de volume, ligar/desligar e um novo botão que simula o toque com vibração e que serve para ativar a câmara com dois toques.
Dentro da câmara, esse botão também serve para realizar ações como clicar para tirar uma fotografia ou ajustar funções como o zoom com deslizes no mesmo. É basicamente o mesmo conceito do botão de câmara da Apple. Tenho pena, no entanto, que este botão não possa ser personalizado para outro tipo de ações.
O smartphone é vendido em preto e branco e, neste acabamento pérola qualquer unidade do smartphone terá um design único, pois a traseira tem esse diferencial de unidade para unidade. Destaque para a presença de certificação IP68, IP69 e sensor de impressões digitais ótico no ecrã que funcionou de forma fiável e rapidamente durante o meu período de testes.
Ecrã
O ecrã do Oppo Find X8 Pro está seguramente entre os melhores que testei em 2024 e mais que preparado para o futuro. Tem uma ligeira curvatura, mas nada que o faça ter reflexos e acaba por melhorar a ergonomia. É um painel com tecnologia LTPO OLED de 6,78, com cores bastante vivas e pretos profundos.
É um terminal que se revela de qualidade para consumo de qualquer tipo de conteúdo, desde o clássico scroll nas redes sociais, a jogar um título mais puxado ou a ver uma boa série no teu serviço de streaming favorito. Tem uma taxa de atualização variável entre 1 e 120 Hz, resolução de 1264 por 2780 píxeis e um pico de brilho situado nos 4500 nits. O resultado é que podes usá-lo nos ambientes mais escuros e nos mais claros com a maior efetividade. Mesmo com sol a bater de frente, consegues ter uma boa legibilidade.
Áudio
Este é um smartphone com uma qualidade de áudio bastante adequado ao preço. Fosse a escutar algumas das minhas canções mais ouvidas no Spotify este ano ou a ver um vídeo no YouTube, o áudio revelou-se bastante detalhado e com pujança se puxamos para volumes mais elevados.
Não diria que neste campo é o melhor do mercado, mas anda lá bem perto. Para quem dá bastante uso aos seus altifalantes estéreo, vai ficar bastante satisfeito com aquilo que lhe é fornecido pelo Oppo Find X8 Pro. É caso para dizer: prepara-te para abanar o capacete.
Desempenho
O Oppo Find X8 Pro apresenta um desempenho irrepreensível com o processador MediaTek Dimensity 9400. Desengana-te se achas que fica para trás, pois podes contar com desempenho para dar e vender em qualquer tarefa, desde multi-tarefas aos jogos mais pesados da Play Store.
O aparelho vem guarnecido com 16 GB de RAM e 512 GB e nesta versão os números no Geekbench 6.0 revelam que não estará ao nível do Snapdragon 8 Elite, mas está já bem acima do Snapdragon 8 Gen 3. O que te posso dizer é que é completamente à prova de futuro e não vais sentir quaisquer limitaçoes no desempenho.
Interface
O Oppo Find X8 Pro chega de fábrica com a Color OS 15 baseada no Android 15. É um software maduro, com inspiração estética bastante notória no iOS da Apple. Durante os meus testes, revelou-se bastante familiar e intuitivo, sem erros a declarar. Nesta geração, a Oppo parece ter ouvido os consumidores e há uma promessa de futuro em termos de atualizações.
O aparelho chega com o referido Android 15 e a marca promete cinco anos de atualizações de software e seis anos de atualizações de segurança. Não está ao nível da Google ou Samsung, mas anda lá perto. Algo que é notório quando começamos a usá-lo pela primeira vez é a presença de bloatware. Algumas aplicações de streaming, redes sociais ou lojas chegam pré-instaladas quando o desejo é de que menos é mais, neste caso. Felizmente podemos desinstalar a maioria das apps indesejadas.
Como bom smartphone a ser lançado nesta altura, o Find X8 Pro tem as naturais incursões pela Inteligência Artificial. A função de Circundar para Pesquisar está disponível de raiz, bem como o Gemini enquanto assistente. Também tens várias funções de IA na galeria, como a possibilidade de apagar objetos ou melhorar as tuas fotografias. Além disso, também tens disponível a app AI Studio, para dar mais estilo às tuas fotografias.
Câmara
Por falar em fotografias, o Oppo Find X8 Pro pode não ter Ultra no nome, mas parece. O aparelho vem com nada menos que quatro câmaras traseiras de 50 MP: sensor principal, ultra angular e duas lentes telefoto, uma com zoom de até 3 vezes (73 mm) e outra para zoom ótico de até 6 vezes (135 mm). Mas o smartphone suporta zoom digital até 100 vezes.
Mais uma vez a Oppo colabora com a Hasselblad para aprimorar a qualidade destas câmaras e coloca aqui uma novidade em termos de hardware: um botão dedicado para a câmara. Já falei dele em cima e basicamente serve para abrires a câmara rapidamente, tirar fotografias ou deslizar entre funções, como o nível de zoom.
Em termos efetivos, o Oppo Find X8 Pro tem das melhores câmaras que consegues encontrar num smartphone. Surpreende qualquer um pela qualidade dos seus resultados, visíveis tantos em períodos diurnos como noturnos. O smartphone produz imagens bastante equilibradas com o sensor principal, que surpreendem pela sua exposição, saturação e, acima de tudo, detalhe. Seja a fotografar paisagens urbanas ou pessoas, os resultados são ótimos.
Se procuras versatilidade no zoom, este dispositivo fornece isso. A teleobjetiva com zoom ótico de 3 vezes é ótima para imagens mais aproximadas com grande qualidade e brilha no modo retrato, fazendo uma ótima distinção entre o objeto e o sujeito. A teleobjetiva com zoom ótico de 6 vezes serve para imagens mais aproximadas, embora já não se note o detalhe da lente para 3 vezes zoom. À noite também se nota diferença na menor luz que consegue captar. Mesmo no modo retrato safa-se muito bem.
Para quem procura bons resultados com a ultra angular, também vai encontrar neste terminal. Se o objetivo é conseguir imagens com um maior ângulo de visão mantendo a qualidade das mesmas, o Find X8 Pro está cá para isso. À frente, o terminal tem uma câmara de 32 MP que vai ser mais que suficiente para selfies e videochamadas com qualidade. Não é a melhor câmara frontal que já testei, mas anda lá bem perto no cenário Android.
O Oppo Find X8 Pro também fornece uma experiência sólida em termos de vídeo, com capacidade de gravação até 4K a 60 fps em todas as câmaras e modos. Não só tem qualidade, como demonstra bastante estabilidade durante o uso, não necessitando de qualquer tipo de suporte para se manter bastante estável.
Bateria
A bateria é um ponto onde o Oppo Find X8 Pro é fortíssimo. O aparelho vem com uma capacidade de 5910 mAh, que te vai conferir autonomia para um dia inteiro, mesmo que sejas um utilizador mais intensivo. Para aqueles que se consideram utilizadores mais leves, podem ter aqui autonomia para um dia e meio sem problemas.
Quando precisares de carregar o smartphone, o equipamento chega com a possibilidade de ser carregado a um máximo de 80 W com fios. Ou seja, consegues carregá-lo na totalidade em menos de uma hora e em trinta minutos carrega cerca de 70%. Não é impressionante, mas é acima da média. De realçar que esses 80 W só são atingidos com um carregador da própria Oppo que terás de adquirir à parte, já que não vem na caixa.
Mas consegues carregar até 55 W com qualquer carregador com Power Delivery que chegue a esses números. Destaque ainda para o carregamento sem fios de até 50 W se usares uma base de carregamento AirVOOC. Podes também usar o carregamento reverso sem fios de até 10 W para carregar outros dispositivos. Nas definições é ainda possível limitar o carregamento a 80 W para poupar a bateria.
Conclusão
O Oppo Find X8 Pro é um smartphone bastante completo. Excelentes e versáteis câmaras, autonomia invejável, ecrã brilhante e fluido, desempenho de topo e construção premium. Ainda traz algum bloatware pré-instalado, mas os até 6 anos de atualizações são uma forte promessa. É a grande surpresa deste final de ano e vai continuar a ser temível em 2025.