OPPO Find X5 Pro pode ser o primeiro smartphone a usar o SoC MediaTek Dimensity 9000

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O smartphone OPPO Find X5 Pro será apresentado oficialmente durante a primeira metade do ano, mais provavelmente até ao final do presente trimestre. Em simultâneo, também o processador topo de gama Dimensity 9000 da MediaTek será revelado pela fabricante sediada em Taiwan.

Agora, um novo relato sugere que a MediaTek e a OPPO terão encetado uma parceria com o intuito de estrear este SoC (system on chip) no próximo telefone topo de gama da marca chinesa. Para já, note-se, é uma possibilidade que carece de confirmação pelas partes envolvidas.

Poderá a OPPO adotar o Dimensity 9000 para o seu Find X5 Pro?

Tal como o referiram as fugas de informação até à data, a OPPO trabalha atualmente no seu próximo topo de gama, o sucessor para o OPPO Find X3 Pro. No entanto, este dispositivo não deverá ser apelidado de Find X4 Pro devido à má conotação do algarismo "4" na cultura asiática. Assim sendo, contamos com o OPPO Find X3 Pro neste início de ano.

Recordamos ainda que até ao momento têm sido apontadas caraterísticas como um ecrã de 6,7 polegadas de diagonal, tecnologia LTPO 2.0 AMOLED com resolução Quad-HD de 1440 x 3216 pixeis, bem como uma taxa de atualização variável até 120 Hz.

O próximo smartphone OPPO deve contar com ecrã LTPO AMOLED 2.0

Entre os destaques, com base nas fugas de informação, damos ainda conta da câmara principal tripla para este smartphone Android, liderada pelo sensor de 50 MP. Com efeito, espera-se que este seja o sensor Sony IMX766 com OIS e objetiva grande angular.

Soma-se ainda um sensor secundário de 50 MP e objetiva ultra-grande angular, com a mesma calibração de cores do sensor primário para maior concordância de resultados. Por fim, teremos o terceiro sensor de 13 MP para ampliação ótica da imagem e / ou fotografia macro, tal como no smartphone atual.

Por outro lado, na parte frontal o telefone OPPO contará com uma câmara fotográfica de 31 MP para mediar as selfies, perfurando o ecrã. De acordo com as fugas de informação o sensor empregue será o Sony IMX709.

O processador usado pode ser o Dimensity 9000 da MediaTek

A surpresa pode residir na utilização do Dimensity 9000 da MediaTek em detrimento do Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm. Não obstante, é perfeitamente plausível que a OPPO empregue diferentes processadores em diferentes regiões à semelhança do que faz a Samsung com os seus Galaxy S, por exemplo.

Note-se ainda que o novo processador da MediaTek, ainda por apresentar, promete já grande avanços no poder de processamento, bem como na economia de energia. Ou seja, este chip pode vir a revelar-se uma das grandes surpresa do ano. Aliás, atualmente a MediaTek é fabricante líder de mercado no que ao volume de chips vendidos diz respeito.

Em síntese, contamos com o novo OPPO Find X5 Pro a chegar durante a primeira metade de 2022. Chegará, ao que tudo indica, com dois processadores, o Snapdragon 8 Gen 1 e o próximo Dimensity 9000 da MediaTek. Resta saber, contudo, qual destas versões chegará à Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.