Oppo fala da Trinity Engine no ColorOS 14: o futuro da integração da IA

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Ao longo da última década, a Oppo dedicou-se a "aperfeiçoar a relação entre velocidade, estabilidade e fluidez". A experiência culminou no desenvolvimento do ColorOS, o seu sistema operativo a correr por cima do Android. Dez anos após o seu lançamento, é hora de lembrar de onde veio o ColorOS e perceber como será o futuro.

A grande mudança começou com a introdução do UI First em 2020. Este deu prioridade às aplicações ativas e reduziu o consumo de recursos por apps em segundo plano. A procura pela suavidade "invisível" levou a Oppo a otimizar o ColorOS para melhor gestão da temperatura, autonomia de bateria mais estável e uma experiência contínua.

oppo

Trinity Engine é o motor no ColorOS 14

Com o ColorOS 14, a tecnologia Trinity Engine permite uma melhor gestão. É capaz de suportar até 28 aplicações em segundo plano durante 72 horas, para um melhor desempenho. Ainda assim, a evolução contínua do ColorOS revelou uma verdade fundamental: desempenho elevado e velocidade máxima não garantem necessariamente uma experiência confortável e suave em todos os contextos.

A introdução da Análise de Fatores Humanos no design do sistema operativo refletiu esta compreensão. As pesquisas revelaram que o olho humano só deteta mudanças significativas em intervalos de 100-150 milissegundos. Assim, ajustar tempos de resposta para menos de 100 milissegundos, apesar da capacidade do hardware, torna-se desnecessário.

Esta descoberta levou a Oppo a conduzir milhões de testes, para identificar e corrigir inconsistências em áreas como feedback tátil e atraso do ecrã. O resultado é uma experiência de utilizador com tempos de resposta consistentes, com uma interação fluida e sem flutuações percetíveis.

Com duas décadas de experiência em Inteligência Artificial, a Oppo explora como esta tecnologia pode suportar a otimização dos seus dispositivos. O ColorOS 14 incorpora o Trinity Engine, uma abordagem que aprimora a suavidade e estabilidade do sistema. Este sistema engloba ROM Vitalization, RAM Vitalization e CPU Vitalization. Este otimiza a gestão de memória, a velocidade de arranque de aplicações e a alocação de recursos de energia, respetivamente.

O Trinity Engine liberta mais espaço de armazenamento e acelera o lançamento de apps e ajusta o consumo de energia para equilibrar o desempenho com a eficiência energética. Essa sinergia entre hardware e software garante uma experiência de uso mais suave, com promessa de manutenção de fluidez até 48 meses.

A Oppo tem mais de 600 milhões de utilizadores mensais ativos do ColorOS.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.