Oppo está a desenvolver smartphone sem portas com uma opção surpreendente

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A ideia de um smartphone sem nenhuma porta está mais perto do que nunca, graças a várias tecnologias que já nos permitem usar o mesmo sem recurso a fios. Esse conceito é já a base de desenvolvimento para um novo produto da Oppo.

De acordo com o que avança Digital Chat Station, a chinesa Oppo está a desenvolver um smartphone sem portas. Contudo, este deverá contar com uma característica que nos deixa inquietos.

Carregamento por fio será parte do dispositivo da Oppo sem portas

Quando pensamos num smartphone sem portas, o carregamento sem fios parece ser a opção óbvia. Mas segundo o que foi avançado, a Oppo continuará a oferecer a possibilidade de carregar o equipamento através de fios.

Isto é aquilo que nos faz dar voltas à cabeça, pois um smartphone sem portas é sinónimo de ausência de uma entrada para o seu carregamento. De acordo com o que é avançado, isso será possível graças a um "design estrutural especial".

Ninguém sabe ao certo o que isto significa e o porquê de a Oppo ver necessidade de incorporar esta opção num equipamento tão vanguardista. Possivelmente pelas velocidades e fiabilidade que o carregamento por fio oferece atualmente.

A tecnologia MagSafe, que a Apple utiliza nos iPhone 12 para carregamento sem fios, poderá ser termo de comparação para o que a Oppo tem em mente. Ou seja, recorrer a imanes ou algo semelhante para acoplar o fio ao seu produto.

Contudo, esta opção aparenta ir contra o conceito que todos idealizamos de um smartphone sem portas. A opção mais óbvia seria o carregamento sem fios, mas caso este equipamento venha a ser apresentado, temos de aguardar pela justificação para esta opção.

Oppo deve usar o conceito do OnePlus Concept One

Digital Chat Station aponta ainda que o vanguardista smartphone da Oppo terá uma câmara traseira capaz de se esconder quando não é utilizada. A mesma filosofia que a OnePlus apresentou quando deu a conhecer o Concept One.

Resumidamente, este produto tem as suas câmaras traseiras cobertas por um vidro escurecido para esconder as câmaras. Porém, quando as quiseres utilizar, esse vidro passa a ser translúcido para que a luz possa passar por ele e chegar aos sensores.

Voltando ao projeto que a Oppo tem em mãos, este produto contará ainda com botões laterais sensíveis à pressão e uma câmara frontal embutida no ecrã. A ideia será conceber um produto sem qualquer interrupção no seu design.

Editores 4gnews recomendam:

  • 5 razões para comprar o POCO F3 da Xiaomi em Portugal
  • Starlink, a Internet de Elon Musk chega a Portugal até junho, diz ANACOM
  • 27 jogos e apps para Android temporariamente grátis na Play Store
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.