Oppo e Nokia fazem as pazes com parceria para a inovação no 5G

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Oppo e a Nokia anunciaram um acordo global de licenças partilhadas de patentes. Este acordo abrange patentes essenciais em 5G e outras tecnologias de comunicação celular e põe fim a todos os litígios pendentes entre as duas empresas em todas as jurisdições.

O acordo entre Oppo e Nokia pretende ser um exemplo da importância do diálogo e da negociação amigável na resolução de litígios no mundo tecnológico. Feng Ying, Diretor de Propriedade Intelectual da Oppo, destacou o respeito mútuo pela propriedade intelectual de cada empresa. Realçou também a importância deste acordo para estabelecer uma base sólida para futuras colaborações entre as duas marcas.

Oppo
Dados divulgados pela Oppo sobre o seu portefólio de propriedade intelectual

A Nokia, através da sua Presidente, Jenni Lukander, expressou satisfação pelo acordo alcançado. A executiva enfatiza o respeito mútuo pela propriedade intelectual e o compromisso da Nokia com a inovação e as contribuições para normas abertas.

Oppo possui mais de 5 900 famílias de patentes

A Oppo possui uma robusta carteira de patentes. Até ao final de 2023, a empresa implementou patentes de normas de comunicação 5G em mais de 40 países e regiões. Possui agora mais de 5 900 famílias de patentes a nível mundial.

Destacam-se ainda as mais de 3 300 patentes de normas 5G declaradas ao ETSI e mais de 11 000 documentos de normas submetidos ao 3GPP. O Oppo quer destacar-se como uma das principais empresas a nível mundial em termos de robustez das patentes essenciais 5G.

Segundo o relatório 5G de 2023 publicado pela Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação (CAICT) e com um relatório da IPlytics publicado em outubro de 2023, a Oppo está entre as principais empresas a nível mundial em termos da robustez das patentes essenciais 5G.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.