A Oppo anunciou a celebração de um acordo de cooperação global com a Ericsson. Este permite a inclusão de licenças cruzadas de patentes a nível mundial, cooperação técnica, expansão do mercado e outras colaborações.
Esta licença global inclui patentes consideradas essenciais (SEP), que estão relacionadas com comunicação celular, onde se inclui o 5G. Recorde-se que a Oppo é um dos principais detentores de SEP 5G a nível mundial.
“Temos o prazer de anunciar que chegámos a um acordo de cooperação global com a Ericsson. A licença cruzada global de patentes entre as duas empresas inclui patentes essenciais para telemóveis, incluindo 5G”, referiu Feng Ying, Diretor de Propriedade Intelectual da Oppo à margem do acordo.
O executivo afirma ainda que “a Oppo sempre respeitou a propriedade intelectual, defendeu a cobrança de taxas razoáveis e apoiou a criação de um ecossistema de PI saudável a longo prazo. O nosso objetivo é resolver os litígios em matéria de PI entre licenciantes e licenciados através de uma negociação amigável, com respeito mútuo pelo valor das patentes”.
Oppo tem mais de 103 000 pedidos de patentes registados a nível global
Até ao dia 30 de junho de 2024, a Oppo já tinha registado mais de 103 000 pedidos de patentes a nível global. Conta com mais de 57 000 patentes concedidas, sendo que 91% dos pedidos são patentes de utilidade.
Contam-se mais de 6200 pedidos de patentes globais de normas de comunicação 5G da Oppo, em mais de 40 países e regiões. Declarou ainda mais de 3700 famílias 5G ao Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações e apresentou mais de 12 000 documentos de normas ao Projeto de Parceria de Terceira Geração.
A Oppo ficou em nono lugar, a nível mundial, em pedidos de patentes registados ao abrigo do Tratado de Cooperação em matéria de Patentes em 2023, segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual.