OPPO dá-nos o primeiro vislumbre oficial da ColorOS 12 baseada no Android 12 da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google deve disponibilizar a versão final e estável do Android 12 durante o mês de setembro. Em seguida, algumas fabricantes, em parceria com a Google, disponibilizarão as novas versões das respetivas interfaces do utilizador. Neste grupo restrito encontramos a OPPO com a sua interface ColorOS 12 cujas primeiras compilações de teste (beta) estão já no horizonte.

Com efeito, vemos agora a OPPO a divulgar e dar a conhecer a sua próxima grande atualização da UI, a versão ColorOS 12. Esta será a próxima iteração, baseada no Android 12 da Google e uma das atualizações mais esperadas pelos seus utilizadores. Em seguida podemos ver o primeiro teaser divulgado pela fabricante chinesa.

OPPO deixa antever a sua próxima grande atualização, a ColorOS 12

A primeira referência oficial à ColorOS 12 da OPPO foi hoje partilhada na rede social chinesa Weibo. Aí vemos a imagem presente acima, bem como uma pequena descrição que nos remete para a divulgação de mais detalhes amanhã (7) de setembro.

Face ao exposto, bem como tendo em consideração as fugas de informação prévias, acreditamos que o anúncio terá lugar a 13 de setembro, com mais detalhes a chegar em breve.

Recordamos que, no ano passado, a fabricante chinesa dedicou um evento próprio de apresentação para o lançamento da Color OS 11, baseada no Android 11, através do canal estável.

Dito isto, acreditamos que o mesmo venha a ter lugar este ano. Caso tal se confirme, o Android 12 pode ser oficialmente disponibilizado pela Google até ao referido dia 13. Assim, a OPPO deverá anunciar a sua nova iteração da UI nessa data.

A ColorOS 12 será anunciada oficialmente no dia 13 de setembro

Atualmente temos poucas informações sobre o rol de novidades a marcar presença na ColorOS 12. No entanto, com base nas fugas de informação aponta-se a presença da funcionalidade Cross Screen Interconnection, muito similar ao que vemos na interface da Huawei, apelidada aí de Multi Screen Collaboration. É, em síntese, um reforço para o multitasking.

Adicionalmente a fabricante asiática deverá implementar algumas mudanças à linguagem de design e aparência geral da sua interface gráfica.

De acordo com os rumores, teremos alguns elementos de design inspirados na MIUI da Xiaomi, FlymeOS, Smartisan OS, bem como no HydrogenOS da OnePlus.

Em síntese, o design geral da próxima versão desta UI será pautado não só pelo Android 12, mas também pelo software das demais fabricantes chinesas.

A ColorOS 12 trará mais funções aos smartphones Android da OPPO

As atualizações de software são um quesito com crescente importância nos mercados globais. Aliás, na Europa fornecer até 7 anos de updates de segurança.

Vale ainda realçar que esta versão da interface não será limitada aos smartphones OPPO. Isto é, também estará presente nos smartphones OnePlus e Realme comercializados na China. Fora do seu país natal, estas marcas manterão a sua OxygenOS e Realme UI, respetivamente.

Por fim, apontando o óbvio, a interface da Realme - a Realme UI - mais não é que a ColorOS com algumas mudanças. Isto deve-se ao facto de a OPPO ser a casa-mãe tanto da OnePlus como da Realme.

Numa última nota, aguardamos agora pela revelação de mais informações sobre a ColorOS 12. Mais concretamente, as datas de chegada, bem como o rol de novidades a marcar presença nesta iteração.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi confirma Mi 11T Pro oficialmente com detalhe ‘bombástico’
  • Xiaomi apresenta Redmi Buds 3: auriculares Bluetooth com preço irresistível
  • Realme 8i: smartphone está prestes a chegar à Europa e já sabemos o preço
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.