OPPO dá-nos o primeiro vislumbre oficial da ColorOS 12 baseada no Android 12 da Google

Rui Bacelar
Comentar

A Google deve disponibilizar a versão final e estável do Android 12 durante o mês de setembro. Em seguida, algumas fabricantes, em parceria com a Google, disponibilizarão as novas versões das respetivas interfaces do utilizador. Neste grupo restrito encontramos a OPPO com a sua interface ColorOS 12 cujas primeiras compilações de teste (beta) estão já no horizonte.

Com efeito, vemos agora a OPPO a divulgar e dar a conhecer a sua próxima grande atualização da UI, a versão ColorOS 12. Esta será a próxima iteração, baseada no Android 12 da Google e uma das atualizações mais esperadas pelos seus utilizadores. Em seguida podemos ver o primeiro teaser divulgado pela fabricante chinesa.

OPPO deixa antever a sua próxima grande atualização, a ColorOS 12

OPPO ColorOS 12 Android 12
Imagem divulgada pela OPPO no seu perfil oficial na Weibo.

A primeira referência oficial à ColorOS 12 da OPPO foi hoje partilhada na rede social chinesa Weibo. Aí vemos a imagem presente acima, bem como uma pequena descrição que nos remete para a divulgação de mais detalhes amanhã (7) de setembro.

Face ao exposto, bem como tendo em consideração as fugas de informação prévias, acreditamos que o anúncio terá lugar a 13 de setembro, com mais detalhes a chegar em breve.

Recordamos que, no ano passado, a fabricante chinesa dedicou um evento próprio de apresentação para o lançamento da Color OS 11, baseada no Android 11, através do canal estável.

Dito isto, acreditamos que o mesmo venha a ter lugar este ano. Caso tal se confirme, o Android 12 pode ser oficialmente disponibilizado pela Google até ao referido dia 13. Assim, a OPPO deverá anunciar a sua nova iteração da UI nessa data.

A ColorOS 12 será anunciada oficialmente no dia 13 de setembro

OPPO Color OS
A ColorOS 13 deve trazer a nova função Cross Screen Interconnection.

Atualmente temos poucas informações sobre o rol de novidades a marcar presença na ColorOS 12. No entanto, com base nas fugas de informação aponta-se a presença da funcionalidade Cross Screen Interconnection, muito similar ao que vemos na interface da Huawei, apelidada aí de Multi Screen Collaboration. É, em síntese, um reforço para o multitasking.

Adicionalmente a fabricante asiática deverá implementar algumas mudanças à linguagem de design e aparência geral da sua interface gráfica.

Android 12 ColorOS 12 OPPO
Imagens atribuídas à ColorOS 12 da OPPO.

De acordo com os rumores, teremos alguns elementos de design inspirados na MIUI da Xiaomi, FlymeOS, Smartisan OS, bem como no HydrogenOS da OnePlus.

Em síntese, o design geral da próxima versão desta UI será pautado não só pelo Android 12, mas também pelo software das demais fabricantes chinesas.

A ColorOS 12 trará mais funções aos smartphones Android da OPPO

Android 12 ColorOS 12
Recorte de uma captura de ecrã com referência à interface ColorOS 12.

As atualizações de software são um quesito com crescente importância nos mercados globais. Aliás, na Europa já se clama por legislação comunitária que obrigue as fabricantes a fornecer até 7 anos de updates de segurança.

Vale ainda realçar que esta versão da interface não será limitada aos smartphones OPPO. Isto é, também estará presente nos smartphones OnePlus e Realme comercializados na China. Fora do seu país natal, estas marcas manterão a sua OxygenOS e Realme UI, respetivamente.

Por fim, apontando o óbvio, a interface da Realme - a Realme UI - mais não é que a ColorOS com algumas mudanças. Isto deve-se ao facto de a OPPO ser a casa-mãe tanto da OnePlus como da Realme.

Numa última nota, aguardamos agora pela revelação de mais informações sobre a ColorOS 12. Mais concretamente, as datas de chegada, bem como o rol de novidades a marcar presença nesta iteração.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.