Oppo aposta no fabrico com Inteligência Artificial e robótica inteligente

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Oppo anunciou uma evolução significativa nos seus processos de fabrico através da integração de Inteligência Artificial (IA) e robótica inteligente. No coração desta mudança está a adoção de braços robóticos inteligentes nos laboratórios da Oppo, otimizados por IA.

Estes são capazes de executar tarefas de elevada precisão e consistência. Estas máquinas participam ativamente nos testes de desenvolvimento de produtos, desempenhando um papel crucial na avaliação de hardware e software, entre outros processos tecnológicos essenciais para a marca.

A aplicação de IA tem múltiplas utilizações, sendo particularmente evidente no Laboratório de Comunicações da Oppo. Ali, diferentes ambientes de rede são simulados para desenvolver soluções robustas em condições de rede complexas. Um braço robótico, alimentado por IA, testa o desempenho dos dispositivos na navegação na Internet, redes sociais e outras plataformas digitais.

Laboratório de Comunicações OPPO
Laboratório de Comunicações Oppo

Cada smartphone é submetido a milhares de testes

Outra área onde a Oppo se destaca é no seu Laboratório NFC. Cada smartphone é submetido a milhares de testes para assegurar a precisão de leitura e escrita NFC. Existe um processo de teste automatizado que opera continuamente sem necessidade de supervisão humana.

A IA é também fundamental na criação de experiências virtuais imersivas. No Laboratório XR da Oppo, a robótica é utilizada para simular diversas posições e ângulos de dispositivos. Assim aperfeiçoa-se a integração entre objetos virtuais e a perceção do utilizador no mundo real.

Laboratório NFC Oppo
Laboratório NFC Oppo

Em resposta à crescente necessidade de armazenamento de dados e computação de alto desempenho, a Oppo iniciou a construção do seu primeiro centro de dados de grande escala. O Oppo AndesBrain (Binhaiwan Bay) IDC, que apareceu em janeiro de 2020.

A Oppo "considera que a Inteligência Artificial é fundamental para impulsionar o desenvolvimento de dispositivos inteligentes em vários domínios, e pode ser vista nas suas ofertas em smartphones, smartwatches e outros dispositivos inteligentes". Por isso, é expetável que esta esteja cada vez mais presente nos seus equipamentos.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.