OPPO anunciou tecnologia que vai mudar a face dos smartphones Android

Rui Bacelar
1 comentário

A tecnológica chinesa OPPO deu hoje (4) a conhecer a sua nova tecnologia para os smartphones Android. Trata-se da segunda geração da sua "Under Screen Camera", a câmara fotográfica - sensor de imagem + objetiva - oculta sob o painel do ecrã.

A empresa afirma ter combinado as suas melhores inovações em hardware com algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para potenciar a nova tecnologia para câmaras fotográficas. O resultado? Uma experiência de ecrã verdadeiramente completo para os smartphones Android de próxima geração.

A OPPO quer dar o próximo passo na evolução do mercado mobile

OPPO

A fabricante chinesa afirmou que a sua solução de câmara oculta sob o ecrã conseguirá preservar a integridade e consistência de apresentação de conteúdos em todo o ecrã. Poderá fazê-lo sem interrupções, zonas escuras ou imperfeições na qualidade de imagem. Isto com o ecrã ligado ou desligado (standby).

Para o conseguir, a OPPO afirmou ter conseguido quebrar várias barreiras na tecnologia existente até então, focando-se sobretudo na transmissibilidade da luz através de ecrãs OLED. O resultado? A promessa de uma nova era para os smartphones Android.

OPPO
Sugestão de apresentação para um ecrã completo com a câmara oculta.

A OPPO focou-se também na problemática levantada pelas soluções de câmara sob o ecrã existentes. Mais concretamente, na inconsistência apresentada na área sob a qual está presente a câmara fotográfica que, até ao momento, apresentava uma falha de luminosidade e qualidade da imagem apresentada. Por outras palavras, uma imperfeição facilmente detetável a olho nú.

O próximo passo para os smartphones Android da OPPO

Em seguida podemos ver uma amostra fotográfica cedida pela OPPO com a sua nova implementação. Ainda que seja visível um pouco de flare no topo da imagem - raio de luz - a representação de cor, saturação e contraste estão agora em níveis satisfatórios.

OPPO
Amostra fotográfica cedida pela OPPO com a câmara oculta sob o ecrã.

Esta problemática é causada pela obstrução da câmara pelo painel do display propriamente dito. Assim, ao debruçar-se sobre os desafios existentes, a empresa será capaz de oferecer uma implementação melhorada em que a qualidade do ecrã dos smartphones é substancialmente melhor.

Para fazer valer as suas promessas a OPPO demonstrou a sua nova implementação de câmara sob o ecrã num dispositivo de teste, um protótipo funcional. Em seguida podemos ver uma ampliação do painel com os LED's bem visíveis e em cuja porção direita podemos notar o semicírculo sob o qual estará presente a câmara para as selfies.

OPPO

O protótipo apresentado conta com várias inovações, tanto ao nível da estrutura do smartphone, como ao nível do software com algoritmos de IA para melhorar a experiência de uso.

OPPO's under-screen proactive technology display machine and the BOE screen arranged behind the screen achieve the industry-leading 400PPI 1:1 display effect. The key is that both the pixel arrangement and pixel drive have 400PPI, which is currently the only one in the industry. pic.twitter.com/56aTvfyKXm

— Digital Chat Station (@chat_station) 4 de agosto de 2021

Entre as inovações propriamente ditas temos uma nova geometria de ecrã para a disposição dos pixels individuais - as células luminosas.

Na prática, cada pixel tem uma dimensão reduzida, sem que o seu número tenha sido reduzido. Isto mantém a densidade de 400 pixeis por polegada, mesmo na região da câmara fotográfica.

Em 2022 os smartphones Android podem ter um ecrã verdadeiramente completo

OPPO
Sugestão de apresentação para um ecrã completo com a câmara oculta.

Adicionalmente a OPPO substituiu a cablagem tradicional para o ecrã com um novo material de fixação transparente. A conexão usa assim cabos até 50% mais finos o que ajuda a reduzir a espessura do ecrã propriamente dito.

Por fim, os algoritmos de IA e demais software ajudam a garantir a melhor equidade das cores apresentadas pelo ecrã. Auxiliarão também na gestão do brilho do painel, além de garantirem uma maior durabilidade e vida útil para o display.

Espera-se que a OPPO venha a empregar esta implementação nos seus próximos smartphones Android topo de gama para 2022.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.