OPPO anunciou tecnologia que vai mudar a face dos smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica chinesa OPPO deu hoje (4) a conhecer a sua nova tecnologia para os smartphones Android. Trata-se da segunda geração da sua "Under Screen Camera", a câmara fotográfica - sensor de imagem + objetiva - oculta sob o painel do ecrã.

A empresa afirma ter combinado as suas melhores inovações em hardware com algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para potenciar a nova tecnologia para câmaras fotográficas. O resultado? Uma experiência de ecrã verdadeiramente completo para os smartphones Android de próxima geração.

A OPPO quer dar o próximo passo na evolução do mercado mobile

A fabricante chinesa afirmou que a sua solução de câmara oculta sob o ecrã conseguirá preservar a integridade e consistência de apresentação de conteúdos em todo o ecrã. Poderá fazê-lo sem interrupções, zonas escuras ou imperfeições na qualidade de imagem. Isto com o ecrã ligado ou desligado (standby).

Para o conseguir, a OPPO afirmou ter conseguido quebrar várias barreiras na tecnologia existente até então, focando-se sobretudo na transmissibilidade da luz através de ecrãs OLED. O resultado? A promessa de uma nova era para os smartphones Android.

A OPPO focou-se também na problemática levantada pelas soluções de câmara sob o ecrã existentes. Mais concretamente, na inconsistência apresentada na área sob a qual está presente a câmara fotográfica que, até ao momento, apresentava uma falha de luminosidade e qualidade da imagem apresentada. Por outras palavras, uma imperfeição facilmente detetável a olho nú.

O próximo passo para os smartphones Android da OPPO

Em seguida podemos ver uma amostra fotográfica cedida pela OPPO com a sua nova implementação. Ainda que seja visível um pouco de flare no topo da imagem - raio de luz - a representação de cor, saturação e contraste estão agora em níveis satisfatórios.

Esta problemática é causada pela obstrução da câmara pelo painel do display propriamente dito. Assim, ao debruçar-se sobre os desafios existentes, a empresa será capaz de oferecer uma implementação melhorada em que a qualidade do ecrã dos smartphones é substancialmente melhor.

Para fazer valer as suas promessas a OPPO demonstrou a sua nova implementação de câmara sob o ecrã num dispositivo de teste, um protótipo funcional. Em seguida podemos ver uma ampliação do painel com os LED's bem visíveis e em cuja porção direita podemos notar o semicírculo sob o qual estará presente a câmara para as selfies.

O protótipo apresentado conta com várias inovações, tanto ao nível da estrutura do smartphone, como ao nível do software com algoritmos de IA para melhorar a experiência de uso.

Entre as inovações propriamente ditas temos uma nova geometria de ecrã para a disposição dos pixels individuais - as células luminosas.

Na prática, cada pixel tem uma dimensão reduzida, sem que o seu número tenha sido reduzido. Isto mantém a densidade de 400 pixeis por polegada, mesmo na região da câmara fotográfica.

Em 2022 os smartphones Android podem ter um ecrã verdadeiramente completo

Adicionalmente a OPPO substituiu a cablagem tradicional para o ecrã com um novo material de fixação transparente. A conexão usa assim cabos até 50% mais finos o que ajuda a reduzir a espessura do ecrã propriamente dito.

Por fim, os algoritmos de IA e demais software ajudam a garantir a melhor equidade das cores apresentadas pelo ecrã. Auxiliarão também na gestão do brilho do painel, além de garantirem uma maior durabilidade e vida útil para o display.

Espera-se que a OPPO venha a empregar esta implementação nos seus próximos smartphones Android topo de gama para 2022.

Editores 4gnews recomendam:

  • Spotify Plus: o novo plano suportado por anúncios com vantagens Premium
  • Google vai mesmo bloquear os smartphones Android mais antigos no próximo mês
  • Samsung 'confirma' preços baixos para os Galaxy Z Fold 3, Flip 3 e Watch 4 na Europa
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.