OPPO adianta-se à Samsung e Xiaomi na adoção do Android 12 com a ColorOS 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A fabricante de jade, OPPO, torna-se na primeira grande fabricante a anunciar oficialmente a sua interface de utilizador baseada o novo Android 12 da Google. Temos, com efeito, a ColorOS 12 repleta de novidades após a Google ter disponibilizado a versão final deste sistema operativo a 5 de outubro.

São, portanto, boas notícias para todos os utilizadores de smartphones OPPO compatíveis com a atualização, com esta marca a distanciar-se assim das principais concorrentes. Mesmo antes da One UI 4 da Samsung, mesmo antes da MIUI 12.5 ou MIUI 13 da Xiaomi, temos agora a interface de utilizador da OPPO.

OPPO finta Xiaomi e Samsung com a sua ColorOS 12

Esta segunda-feira (11) fica marcada pela apresentação oficial da versão beta pública da interface ColorOS 12 para os seus utilizadores globais. Na prática, tornando-se num dos primeiros fabricantes de equipamento original (OEM) a ter a sua interface já baseada no Android 12 da Google.

Em primeiro lugar a ColorOS 12 chega ao topo de gama OPPO Find X3 Pro 5G na Indonésia e Malásia. No entanto, a OPPO planeia estendê-lo a mais modelos, abrangendo mais países e regiões nos próximos meses.

Aliás, a 4gnews já teve acesso a esta nova compilação, encontrando-se atualmente em fade de testes. Não obstante, somos de imediato contemplados com várias alterações gráficas onde a filosofia Material You permeia os elementos gráficos.

Android 12 chega em primeiro lugar ao OPPO Find X3 Pro

A interface da OPPO destaca-se por ser altamente personalizável, tentando (e conseguindo na maioria dos cenários) manter-se leve e muito fluída. Agora, com o Android 12 a fabricante apresenta a sua ColorOS 12 como sendo mais inclusiva.

Isto concretiza-se, por exemplo, na gama mais suave de ícones, animações e informações adaptadas a diferentes idiomas e uma estrutura ajustável a diferentes formatos de telefone.

O resultado? Se as primeiras impressões não nos falha, antevemos uma experiência de utilização mais fluida e harmoniosa que permite uma maior produtividade. Esta foi, aliás, uma das prioridades da marca no desenvolvimento da nova versão.

Animações mais fluídas, sistema leve e altamente personalizável

Entre as primeiras diferenças da nova versão temos o aspeto visual. Algo que a OPPO apelida de Quantum Animation Engine, traduzindo-se em mais de 300 animações melhoradas para alcançar os efeitos animados que parecem mais naturais.

Para a ColorOS 12 a OPPO procedeu a alguns progressos na resolução de desfasamentos e intermitências após a utilização prolongada do sistema Android. Em particular no que se refere à anti fragmentação e atribuição inteligente de recursos.

Assim sendo, a fabricante aponta uma baixa taxa de envelhecimento do sistema, de 2,75%, em 3 anos, bem como uma média de 30% menos de ocupação de memória e 20% menos de consumo da bateria.

Privacidade e produtividade são dois dos pilares da ColorOS 12

A fabricante chinesa incorporou a maioria dos reforços de segurança e privacidade introduzidos pelo Android 12 da Google. Entre estes destacamos o Painéis de Controlo de Segurança, bem como a Partilha da Localização Aproximada.

Temos ainda, de igual modo, os Indicadores de Microfone e Câmara. Estes últimos permitem que os utilizadores controlem a própria privacidade com menus e botões claros e visíveis.

Além disso, são mantidas as funcionalidades desenvolvidas pela equipa da OPPO, como o Sistema Privado, o Cofre Seguro e o Bloqueio de Apps, entre outras.

Mais concretamente, podemos citar ainda as certificações de privacidade como a ePrivacy e a ISO27001. Na prática, a empresa implementa supervisão de terceiros na área da segurança de dados de modo a garantir a conformidade do processo no quotidiano.

A ColorOS 12 chega a partir de outubro aos smartphones OPPO

A OPPO é uma das fabricantes que mais dispositivos atualizará. Importa notar que os modelos acima vêm assim a confirmação oficial da chegada desta nova versão da UI integrando as principais melhorias do Android 12.

Vemos ainda que a grande parte dos dispositivos móveis, sobretudo de gama média e de entrada, receberá as novidades "a partir do primeiro semestre de 2022".

Até lá, contudo, os dispositivos mais recentes e de gamas superiores começarão a receber as versões estáveis já a partir de outubro de 2021. Por fim, podem encontrar mais informações sobre a ColorOS 12 na página dedicada à atualização.

Entretanto, aguardamos pelos respetivos anúncios da Samsung e Xiaomi relativamente aos seus planos de atualização.

Editores 4gnews recomendam:

  • Esquece os grupos do WhatsApp! Este é o futuro da app de mensagens
  • Amazfit Powerbuds Pro: auriculares bons e baratos em alternativa à Xiaomi
  • Realme GT Neo2T: o próximo smartphone Android a fazer frente à Xiaomi
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.