
| Característica | Detalhe |
|---|---|
| Ecrã | 6,57", AMOLED LTPO, 120 Hz, 1400 nits |
| Processador | MediaTek Dimensity 6300 |
| Bateria | 6500 mAh, 80 W |
| Proteção | IP68, IP69 |
| Câmaras | 50 MP + 2 MP |
O OPPO A6 Pro conta com argumentos inesperados num modelo de gama média que não podia ser mais gama média nas suas especificações. O preço é mesmo muito convidativo, sobretudo face aos seus concorrentes que estão também posicionados neste segmento do mercado. Passei vários dias com este modelo OPPO e há um argumento de peso, assim como uma capacidade inesperada que podem convencer os mais céticos.
Design elegante e resistência de topo

À semelhança do modelo mais avançado, Reno15 Pro da marca, o OPPO A6 Pro exibe um design sóbrio e elegante. A estrutura metálica confere-lhe resistência, fornecendo também segurança no manuseamento. Já o painel em plástico reforçado, é um íman para dedadas, mas fornece conforto na utilização, além de não escorregar, mesmo quando o utilizamos só com uma mão.
Mas o que distingue o A6 Pro é a sua inesperada certificação IP69, habitualmente encontrada em modelos bastante mais caros. Graças a isto, este terminal pode ser submerso até 1,5 metros de água durante trinta longos minutos.
Claro que não vamos estar a mergulhar o telefone todos os dias, mas no caso de acidente ou até de uma chuva inesperada, o OPPO A6 Pro enfrenta a intempérie e sobrevive-lhe com elegância. E com esta certificação tem um bom truque na manga para as fotografias. Mas já lá vamos.
Ecrã e áudio

O A6 Pro conta com um ecrã AMOLED com 6,57 polegadas que fornece uma resolução de 2372 por 1080 pixéis, uma taxa de atualização de 120 Hz e um pico de brilho de 1.400 nits. A minha experiência de utilização mostrou-me que este painel lida bem com a luz do Sol em ambiente exterior. Não precisamos de fazer ginástica para ver os conteúdos exibidos no ecrã ao ar livre, ainda que o pico de brilho não seja assim tão elevado.
O ecrã é também muito competente a exibir conteúdos multimédia; as molduras ajudam a enquadrar as imagens e não atrapalham a experiência de visualização. Já a taxa de atualização de 120 Hz torna o “passeio” pelas redes sociais numa experiência fluida, suave e rápida.
Já o áudio, inesperadamente, é uma excelente surpresa. O som debitado pelo OPPO A6 Pro é nítido e com detalhe, sendo que as vozes são claras e totalmente percetíveis. Quando passamos para a playlist de música, falta alguma potência aos graves, mas ainda assim, a nossa banda favorita faz-se ouvir bem e com qualidade.
Desempenho e software

No interior deste modelo OPPO está o processador MediaTek Dimensity 6300 aliado a 8 GB de memória RAM e a 256 GB no armazenamento interno. O desempenho é sólido e consistente com o telefone a lidar bastante bem com as tarefas diárias, como ver mails, navegar nas redes sociais e jogos casuais.
Não estamos perante um telefone que seja capaz de lidar com jogos mais exigentes; nesse campo, não temos a resposta rápida necessária. No entanto, o A6 Pro é rápido a carregar aplicações e dá-se às mil maravilhas com jogos mais casuais como, por exemplo, quebra-cabeças e limpar bolas coloridas do ecrã.
De assinalar que, mesmo quando puxamos um pouco mais por este equipamento, o terminal não aquece em demasia. O sistema SuperCool VC da marca desempenha eficientemente o seu papel a manter a temperatura nos níveis certos para teres um desempenho sólido e as mãos fria.
Pontuação do OPPO A6 Pro no Geekbench 6
CPU: Single-core - 784 pontos; Multi-core: 2030 pontos
GPU: 1427 pontos

Aqui temos a interface ColorOS, baseada em Android 15. Esta “camuflagem” fornece uma navegação intuitiva a todos os utilizadores do universo Android, não escondendo assim tanto o sistema operativo da Google. O OPPO A6 Pro está abrangido por três anos de atualizações do software e 4 anos de atualizações em segurança.
Seria melhor que oferecesse mais um ano de atualizações de software, mas tendo em conta o seu preço (299,99 €) este é o período normal. Mas há um ponto a melhorar: o bloatware. Sim, para ter este preço amigo da carteira, o OPPO A6 Pro vai exigir que invistas tempo a desinstalar várias apps que não são cruciais.
A câmara e o modo subaquático

O A6 Pro da OPPO tem uma configuração de câmara dupla com um sensor primário de 50 megapixéis e um de profundidade com 2 megapixéis. Pelas especificações é logo percetível que este telefone não é uma opção indicada para utilizadores que dão prioridade às capacidades fotográficas.
As fotos captadas pela câmara traseira exibem cores reais e vívidas, com um nível de detalhe suficiente e nitidez quanto baste. Esta câmara tem um desempenho sólido, mas não deslumbra. Vai ser o suficiente para fotografias ocasionais, mas não para situações mais exigentes.
Mas esta câmara tem um argumento em tudo inesperado. Graças à certificação IP69, podes “mergulhar” este OPPO em água doce de até 1,5 metros durante 30 minutos e usar o modo subaquático para tirar fotos debaixo de água. Podes acionar este modo facilmente na app Câmara, sendo que terás de usar o botão físico do volume para tirar a foto – sim, o ecrã perde a capacidade tátil neste modo.
Esta capacidade é sobretudo divertida de experimentar. As fotos captadas neste modo cumprem, mas não deslumbram como podes ver na imagem com a mão. No entanto, não deixa de ser um bom atributo, especialmente para utilizadores mais jovens que podem descuidar-se mais com a água.
A câmara frontal de 16 megapixéis cumpre com o necessário. Mais uma vez, vai ser o suficiente para fotos ocasionais, mas não para conteúdos mais exigentes. Não será o melhor telefone para fazer conteúdos para redes sociais.
Quanto ao vídeo, sofre com a ausência de estabilização de imagem desta câmara. Mesmo quando estamos imóveis a filmar, o vídeo não é estável e quando começamos a andar, a situação piora.
Bateria e carregamento

Um dos melhores – senão mesmo o melhor – argumento do OPPO A6 Pro é a sua bateria de 6.500 mAh com suporte para carregamento rápido de 80 watts. Nos nossos testes, este telefone teve autonomia para quase dois dias.
Atualmente, esta duração da bateria é considerada uma autonomia campeã. Por experiência, posso afirmar que neste campo o A6 Pro fornece uma confiança e descanso muito bem-vindos. Há paz quando não andamos a correr à procura de uma tomada elétrica.
Graças ao seu carregamento rápido de 80 watts, em menos de uma hora consegue carregar na totalidade. E este ponto fornece também algum descanso ao utilizador. Não é preciso deixar este telefone a carregar a noite toda.
Para quem é o OPPO A6 Pro:
O OPPO A6 Pro é a escolha ideal para utilizadores que fazem uma utilização moderada dos smartphones e não precisam de executar tarefas muito exigentes. É também uma boa escolha para utilizadores que andam em movimento constante com a certificação IP69 a dar-lhe a resistência necessária face à água, poeira e quedas aparatosas.
É uma boa escolha para (pequenos) utilizadores que vão ter o primeiro telefone na vida ou para séniores, menos dados a tecnologia complicada, pelo seu preço convidativo e pela facilidade de utilização, respetivamente.
Este modelo não é uma boa escolha para utilizadores que dão prioridade a jogos e tarefas mais exigentes, assim como para utilizadores que desejam capacidades fotográficas mais avançadas.
Conclusão

O OPPO A6 Pro é um smartphone competente com um desempenho sólido. Não está preparado para tarefas mais exigentes, mas cumpre na perfeição numa utilização moderada diária para ver mails e passear pelas redes sociais. O ecrã é bom para ver séries e a qualidade sonora surpreendentemente boa para um telefone deste segmento de mercado.
O design elegante “esconde” a sua resistência a quedas aparatosas, poeira e água. E com a certificação IP69 vem a capacidade para fotografar debaixo de água que é um argumento inesperado e que proporciona muita diversão. Mas o melhor de tudo é a bateria de 6.500 mAh que dá para quase dois dias e o carregamento rápido que o carrega na totalidade em menos de uma hora.
Há, no entanto, pontos a melhorar. Por exemplo, podia ter menos bloatware e a câmara devia ter estabilização de imagem. Neste último ponto, o vídeo é o que mais sofre, com a imagem a ter demasiados tremeliques. O OPPO A6 Pro não é um telefone para os utilizadores mais exigentes. É antes uma opção para pessoas com uma utilização mais moderada ou para quem não quer nada demasiado complicado. E neste caso é uma boa escolha, sobretudo, pelo preço convidativo.
