Opinião - Xperia Compact é o melhor da estratégia da Sony

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 2 min.

A Sony apresentou novos Xperia na IFA, em Berlim, na semana passada. A empresa japonesa voltou a repetir a CEO da Xiaomi mostra a caixa do Xiaomi Mi Mix 2

Não tirava o conceito "Compact" do mercado. Não porque tenha algum, ou tenha tido, mas porque penso ser diferente de tudo o resto que se encontra atualmente em loja. Vejamos:

  • smartphone pequeno;
  • excelente performance;
  • câmara de elevada qualidade;
  • boa construção; e
  • especificações de topo.

Ora, mesmo que o seu preço seja mais elevado que os equipamentos do seu tamanho, não faz por isso do Sony Xperia XZ1 Compact um smartphone a retirar do mercado. Apenas é necessário olhar para ele e perceber que, com a evolução que o universo mobile leva, as suas vendas não serão tão elevadas quanto isso.

Pelo contrário. Talvez venham a acentuar-se no futuro. É certo que "todos queremos" ecrãs edge-to-edge e que isso possibilita reduzir o tamanho do smartphone tendo um ecrã ligeiramente maior. Contudo, se o ecrã tiver 5,5 polegadas ou mais, já não será tão pequeno quanto isso.

Aí entra o Xperia XZ1 Compact. Imaginemos que a Sony não abandona este conceito e que, já no próximo ano, acaba por lançar uma versão do Compact com uma espécie de Infinity Display. Poderia não ser o que todos procuravam.

Contudo, seria o que vários procuram há muito tempo. Um equipamento "de hoje" com especificações de topo a um preço que, ainda que não seja reduzido, é bem menor que o dos principais equipamentos do mercado.

A questão não é o Sony Xperia XZ1 Compact, mas sim o seu conceito!

Por isso, cada vez mais presente num mercado onde de mês para mês se vai aumentando o ecrã (e tamanho) destes equipamentos, a Sony vai ficando isolada num pequeno mundo que a poderá tornar uma espécie de luz ao fundo do túnel para muitos utilizadores.

Dessa forma, digo que se houvesse algo que não mudaria na sua estratégia seria mesmo o lançamento dessa linha de equipamento. O Sony Xperia XZ1 Compact merece, por isso, toda a atenção que se lhe quiser dar.

Afinal, qual é o equipamento daquele tamanho que, hoje, poderíamos comprar e que possua:

  • um leitor de impressões digitais;
  • altifalantes frontais;
  • resistência à água e ao pó;
  • qualidade de construção;
  • o melhor processador e RAM quanto baste; e
  • aquela câmara traseira que dispensa apresentações;

São argumentos de peso, tome-se nota. Todavia, frisemos aqui uma breve questão. Este artigo é apenas uma opinião pessoal, pelo que nada ou ninguém foi pago para dizer bem do equipamento. Aliás, a questão aqui não é o equipamento, mas sim o conceito.

Mais que um smartphone Mini, um Compact. Esse sim, faz a diferença, pela positiva.

Outros assuntos relevantes:

HMD confirma Android Oreo em todos os atuais Nokia

Apple iPhone 8 permitirá acesso à Siri através do seu botão power

Bitcoin e Ethereum caem fortemente nos últimos dias

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.