Netflix ou HBO – qual o melhor serviço de streaming em Portugal?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

A HBO chegou na última semana ao nosso país. E, diga-se de passagem, chegou em grande. O serviço de streaming traz atrelados a si sucessos como “Game of Thrones”. Ainda assim, a Netflix tem também do seu lado ótimos argumentos.

Se fizermos uma análise pura e dura os dois serviços de streaming, estamos perante dois gigantes do ramo. A HBO chega para rivalizar com a Netflix e tem boas hipóteses de o fazer já desde início.

Em termos de séries, a HBO tem nomes como “Game of Thrones”, “Westworld” ou o clássico “The Sopranos”. Estes são apenas os conteúdos originais. Além disso, o serviço conseguiu os direitos de séries como “Vampire Diares” ou “Big Bang Theory”.

A HBO tem "Game of Thrones", a Netflix tem "Stranger Things"

No caso da Netflix, é um serviço já com alguma história no nosso país. Podíamos enumerar imensos originais, mas “Black Mirror”, “Stranger Things” ou “La Casa de Papel” falam por si mesmos. No que toca a outras opções, “Breaking Bad” e “Friends” também dispensam apresentações.

Embora seja renhido, para o meu gosto, a Netflix ainda vence no campo das séries. Embora os originais da HBO sejam de respeito – Game of Thrones é imbatível em termos de popularidade –, a Netflix tem uma oferta que, inegavelmente, me agrada mais.

Além disso, convém ressalvar que a Netflix tem uma aposta, quanto a mim certeira, de lançar uma temporada por completo. Já a HBO prefere apresentar um episódio por semana, algo que pode não agradar aos “bingewatchers”.

A oferta de cinema da Netflix melhor, mas é preciso mais conteúdo

Falando de cinema, muito provavelmente registamos que ambas as plataformas precisam de mais conteúdo – no que ao nosso país diz respeito. Ainda assim, os fãs de Harry Potter já podem contar com a saga em ambas as plataformas.

E se do lado da Netflix, temos propostas como “Roma” (original), “Birdman” ou “The Truman Show”, a HBO não se fica atrás. Do outro lado temos a trilogia “Batman” de Christopher Nolan, “Inception” ou “The Departed”. Tudo boas razões para sentar no sofá. Parece-me um empate neste campo.

Em termos infantis, temos catálogos bastante semelhantes. A verdade é que, em ambas as plataformas, as nossas crianças estão bem entregues. Não será, portanto, um factor decisório se houver necessidade de optar por um ou outro serviço.

A Netflix destaca-se no campo dos documentários

A verdade é que em campos como os documentários ou os especiais de comédia, a Netflix dá uma coça à HBO. Isto, claro, tendo em conta o timing. A HBO acabou de chegar a Portugal e a Netflix já se encontra no nosso mercado há mais de três anos.

Em termos de interface, parecem-me serviços bastante semelhantes. A HBO acaba por seguir o padrão deste tipo de plataformas. Há uma torrente de conteúdos exclusivos mal entramos e é preciso explorar para encontrar outros conteúdos.

No que toca a qualidade, mais uma vez vence a Netflix. Para já, a HBO apenas tem serviço em FULL HD, enquanto que na Netflix há muito que temos conteúdo em 4K. Ademais, este pode ser um fator decisório na hora de escolher o serviço.

O preço da HBO é melhor, mas traz limitações

Em termos de preços, é óbvio que neste momento ganha a HBO. 4,99 euros é um preço imbatível. No entanto, o utilizador fica limitado a cinco dispositivos e dois ecrãs em simultâneo. Falta aqui, inegavelmente, variedade em termos de planos para o utilizador.

Em síntese, embora a Netflix ainda seja mais cara, dá-te outra liberdade. Podes dividir a conta com amigos ou familiares e acabar por pagar menos que na HBO. No entanto, novo serviço tem para mim um grande argumento – Game Of Thrones. Vai tudo depender de gostos, mas a meu ver a Netflix ainda segue na frente desta corrida.

Editores 4gnews recomendam:

Nova leak do Xiaomi Mi 9 volta a confirmar incríveis especificações

Transformar o smartphone num smartwatch? TCL quer torná-lo possível

Google Play Store está ainda mais bonita com o novo design!

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.