Opinião - 2018 trará um novo Microsoft Surface com outro Windows 10

Pedro Henrique
Microsoft Surface Windows 10
Ainda há espaço para um Microsoft Surface "Pocket" com Windows 10 (on ARM)

A poucos dias do final de 2017, os fãs da Microsoft já sonham com um teórico Surface Mobile, Pocket, seja o que for, depois da Qualcomm se ter aliado a essa no desenvolvimento do Windows 10 através do conceito Always Connected PC.

E, de facto, nada mais que um Microsoft Surface Pocket com Windows 10, mas capaz de caber em qualquer bolso faria abanar o mercado. Esse produto, que tornar-se-á real em 2018, muito provavelmente, mas não será um concorrente direto àquilo que são os equipamentos Android e iOS.

Vê ainda: The Orville – A série de comédia perfeita para amantes de Star Trek

Afinal, esses são meros smartphones que, como diria Steve Jobs, são dotados de baby software e, por isso, não comparáveis ao Windows 10 da empresa de Redmond. Consequentemente, ainda que caiba no bolso das calças ou na carteira, sem dúvida que terá de ser muito bem otimizado pela gigante norte-americana, uma vez que ninguém espera ver o Microsoft Surface Pocket com a mesma interface do sistema operativo do computador.

Em vez disso, no momento em que for apresentado, já a Microsoft terá desvendado uma forma de fazer do Windows 10 um sistema operativo capaz de ser usado num ecrã de sete ou oito polegadas.

Sim, tantas polegadas, que caberão no bolso de qualquer pessoa, uma vez que, com base em vários rumores, o Surface Pocket será dotado de dois ecrãs, tal como o ZTE Axon M. Esse é um dos caminhos que o mercado poderá tomar no futuro próximo, na medida em que abrem-se portas para novos conceitos bem mais complexos.

Isto porque a capacidade de um Always Connected PC é não só o facto de ter uma autonomia tão longa quanto se possa imaginar, bem como garantir o desempenho de tarefas comuns do Windows 10, com especificações semelhantes às de um smartphone comum.

Será incrível ver um teórico Microsoft Surface Pocket com Windows 10 completo!

Com efeito, tal como qualquer Surface, este conseguirá abrir um novo espaço no mercado, dado que é esse o objetivo da Microsoft. Dessa forma, mais cedo ou mais tarde, é nesse sentido que caminhará toda a indústria, caso o Microsoft Surface Pocket seja bem-sucedido, isto é, equipamentos com capacidades de um PC cuja interface é adaptável ao tamanho de um smartphone, com as devidas aspas.

Se a esse se aliarem um teclado, monitor e rato, então sim, o Continuum será finalmente a melhor ferramenta possível, capaz de transformar um telemóvel num computador de bolso. Seja como for, teremos de esperar para que tal aconteça.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Honor 9 Lite – Especificações e design confirmado!

Samsung Galaxy S9 chegará com uma versão dual-SIM

Apple iMac Pro – O computador mais potente da Apple chega dia 14

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.