Apple iPhone X Google Pixel 2
Apple iPhone X, suposto rival dos Google Pixel 2

O Apple iPhone X é, para muitos, o melhor smartphone de 2017. No entanto, quer se concorde quer não, o que é certo é que o equipamento da empresa de Cupertino poderia ter uma concorrência bem mais interessante caso não fosse a Google ter lançado dois Pixel 2 bastante questionáveis.

Questionáveis até certo ponto é claro. Isto porque não se poderá descurar a sua qualidade, que existe. Seja o Pixel 2 ou o 2XL, o problema é que nenhum dos dois conseguiu ser tão sonante como os modelos do ano passado eram, no mesmo momento de tempo.

Vê ainda: Samsung Galaxy A8 2018 – Foto real da sua traseira confirma as suspeitas

É verdade que continuam a ter as melhores câmaras, graças ao software, como é óbvio. Contudo, um dos modelos é retrógrado quanto baste – na medida em que segue a tendência que se viu até agora e não a de um ecrã edge-to-edge – e o outro é o que se sabe.

Ou seja, um phablet com um ecrã maior que o do Apple iPhone X, mas que se torna ainda mais volumoso pela feliz (ou triste) ideia da Google em colocar dois altifalantes, um em cima e um em baixo, do ecrã referenciado.

E por falar em ecrã, se o iPhone X não deixa dúvidas quanto à famosa notch – cujas opiniões são boas e más –, a votação foi unânime na hora de apontar defeitos ao ecrã do Google Pixel 2XL.

Se a isso se juntar o facto de que o iPhone X demorar a chegar aos países onde é comercializado dada a sua hipotética procura, mas onde há certezas de que chegue, com os equipamentos da Google isso não acontece.

Os Google Pixel 2 não foram, de perto ou de longe, concorrentes ao Apple iPhone X, por várias razões…

Afinal, a empresa acabou por alargar os mercados onde comercializa os novos flagships, mas, mesmo assim, são pouquíssimos os países onde esses poderão ser adquiridos. Dessa forma, para bem de Tim Cook e companhia, nem os “atrasos” na disponibilidade dos Apple iPhone X foi um problema.

A concorrência ajuda. Os Galaxy S8 são fantásticos, mas foram lançados em abril e o Galaxy Note 8 é dedicado a um nicho. Por outro lado, mesmo lembrando o OnePlus 5T – que chegou ao mercado há pouco tempo –, não poderá dizer-se que esse seja um concorrente direto ao Apple iPhone X dada a sua diferença de preço (e de público).

E as restantes empresas que comercializam equipamentos Android idem. A única que deveria e tinha obrigação de o fazer era a Google. Infelizmente, falhou. Contra todas as expectativas, e não querendo – como foi dito anteriormente –, dizer que são, os Pixel 2 e Pixel 2XL maus concorrentes ao iPhone X, simplesmente não o são.

São demasiado distintos desse para se compararem a tal. O lado bom? A Google foi mais original que no ano passado, sem dúvida. O lado mau? Os Pixel 2 não são de caras uma melhor escolha que um outro Android, nem a melhor alternativa ao iPhone da Apple.

Fica para a próxima.

De resto, fica atento(a) às notícias aqui, em 4gnews.pt, para que não percas nenhum detalhe acerca deste e de outros temas num mundo onde a tecnologia é falada em português. Isto porque, mais do que precisares e escolheres, vais querer 4gnews.

Assuntos relevantes na 4gnews:

ASUS – Android Oreo terá este aspecto no Zenfone 3 com a ZenUI

OnePlus 5T mostra o seu valor em novo vídeo da OnePlus

Wiko WIM ou BQ Aquaris X Pro – Qual o smartphone indicado para ti?

Presente na 4gnews há quase três anos, sou fã incondicional de Tecnologia e Cultura e quero partilhar o conhecimento adquirido com todos aqueles que gostarem de tecnologia, filmes e séries, lifestyle e muito mais.