Depois das operadoras de TV, Net e Telefone com melhor reputação no Portal da Queixa, o 4gnews mostra-te agora as operadoras de telecomunicações móveis que oferecem os melhores serviços em Portugal, de acordo com o ranking desta plataforma online de consumidores.
Tal como noutras áreas das telecoms, também os preços e as condições das comunicações móveis são muito semelhantes entre os principais operadores, tornando a qualidade do serviço e a reputação das marcas fatores de diferenciação.
Caso estejas descontente com o teu atual operador ou estejas a pensar contratar um serviço de comunicações móveis, o ranking que se segue pode ser uma boa ajuda.
Marcas da NOS são as mais cotadas
Os critérios que contribuem para a elaboração do ranking do Portal da Queixa são os mesmos usados para a elaboração de outros rankings de telecomunicações, tendo como base as queixas dos utilizadores e as respetivas respostas fornecidas pelos operadores nos últimos 12 meses.
A posição do ranking depende das avaliações totais atribuídas a cinco fatores: Taxa de Resposta, Tempo Médio de Resposta, Taxa de Solução, Média das Avaliações e Taxa de Retenção de clientes.
1º Lugar – WTF
A operadora móvel da NOS para os jovens até aos 25 anos recebe a classificação de ‘Excelente’, com uma avaliação de 95/100.
Para tal contribui uma Taxa de Resposta e um Tempo Médio de Resposta com nota máxima, bem como uma Taxa de Solução de 99,3%.
2º Lugar - WOO
É outra marca da NOS, neste caso uma operadora virtual que oferece serviços de comunicações de voz e Internet móvel pré-pagos, sem fidelização e para utilizadores de todas as idades.
O segundo lugar no ranking, com classificação ‘Excelente’ e avaliação de 93.9/100, deve-se sobretudo à nota máxima atribuída à Taxa de Resposta, Tempo Médio de Resposta e Taxa de Solução.
3º Lugar - Moche
A classificação de ‘Ótimo’ atribuída à operadora móvel da Altice para utilizadores até aos 25 anos é justificada por uma avaliação de 88.8/100.
A Moche até regista 100% de avaliação nos critérios de Taxa de Resposta, Tempo Médio de Resposta e Taxa de Solução, mas perde para os seus principais concorrentes nos critérios de Média das Avaliações (53.8%) e Taxa de Retenção de Clientes (57.1%).
4º Lugar – Altice Portugal
A presença direta da Altice Portugal neste ranking do Portal da Queixa é enganadora, porque as reclamações referem-se sobretudo às infraestruturas da empresa instaladas em ruas e em fachadas. Registe-se os 100% atribuídos aos critérios de Taxa de Resposta e Tempo Médio de Resposta.
5º Lugar - UZO
A operadora do Grupo Altice que oferece serviços de comunicações móveis sem carregamentos obrigatórios tem uma classificação de ‘Ótimo’ e surge como a 5ª empresa com melhor reputação, graças a uma avaliação global de 82.7/100.
Uma vez mais, uma marca da Altice recebe nota máxima nos critérios de Taxa de Resposta e Tempo Médio de Resposta, a que se junta 98.4% na Taxa de Solução.
6º Lugar – Lyca Mobile
Esta operadora que disponibiliza serviços de comunicações móveis com planos pré-pagos com Net e especialmente desenhados para chamadas internacionais, está classificada como ‘Ótimo’ e mostra uma avaliação de 77.9/100.
A empresa regista 100% no critério da Taxa de Resposta, 97.4% de Tempo Médio de Resposta e 94.9% na Taxa de Solução, perdendo de forma significativa na taxa de retenção de clientes, limitada aos 20%.
Vodafone ausente
Falta ao ranking do Portal da Queixa relativo às operadoras de rede móvel a presença das marcas da Vodafone - Yorn e Vodafone Ready -, ausentes da lista total de operadores apresentados na plataforma.
O ranking lista mais oito operadoras que têm ou já tiveram presença no mercado português, mas que, por várias razões, não mostram atividade que permita recolher dados para uma avaliação.
Mais detalhes sobre este ranking no Portal da Queixa.
Conhece as operadoras de TV, Net e Voz com melhor reputação no Portal da Queixa