Operadoras de Portugal registam problemas devido aos incêndios: confere as zonas mais afetadas

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 4 min.

Várias operadoras de Portugal estão a registar “incidentes” com “impacto localizado” nas zonas próximas dos incêndios que se estão a alastrar pelo norte e centro do país. A Vodafone, a NOS, a NOWO e a rede de telecomunicações móveis da Altice Portugal relataram “perturbações pontuais” com um impacto pouco significativo, mas que refletem a situação das regiões mais afetadas pelo fogo.

A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) confirmou ontem ter recebido notificações sobre os cortes nas redes de telecomunicações comerciais causados pelos incêndios em Aveiro e Viseu. De acordo com as estimativas enviadas para o Centro de Reporte de Notificações da Anacom, 18 mil clientes da rede fixa foram afetados.

As operadoras estão a resolver os incidentes

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Bombeiros tentam combater incêndio em Braga em anos anteriores, situação que repete-se agora na regiões Norte e Centro do país e está a afetar as redes de comunicação (Imagem: Shutterstock / Bruno Ismael Silva Alves)

Para tentar resolver os incidentes, a Altice Portugal mobilizou cerca de 300 operacionais para o terreno, conforme reportou à página ECO. Segundo a Altice, técnicos e operacionais estão em total coordenação com a ANEPC, as forças de segurança e as autoridades locais, com o objetivo de realizar as manobras de reposição dos serviços afetados com segurança.

“A Altice Portugal está ativamente a colaborar, monitorizar e a acompanhar de perto a situação dos incêndios que lavram nas regiões norte e centro do país. Neste momento,o impacto nas nossas infraestruturas não é significativo, verificando-se uma afetação parcial de comunicações nas zonas de: Celorico de Basto, Braga; Baião, Porto; Nelas, Cinfães, Mangualde e Carregal do Sal, Viseu; Águeda, Albergaria e Sever do Vouga, Aveiro”, afirmou fonte oficial da operadora dona do MEO ao ECO.

Segundo os números da Anacom, na zona de Aveiro, a notificação enviada pela MEO estimou uma inoperacionalidade dos serviços de telecomunicações para um total de 12 mil clientes, conforme apontou o Expresso. Isso refletiu-se também num relativo aumento de registos de problemas feitos pelos utilizadores, conforme apontou a plataforma Downdetector.

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Imagem: captura de ecrã / Downdetector

A NOWO, por sua vez, registou avarias nas zonas de Viseu e Seia. Em Viseu, a operadora estimou 6 mil clientes afetados pelo corte do serviço de telecomunicações. Foi enviada a mensagem abaixo para os assinantes dos seus pacotes:

“Caro cliente, a avaria de rede que afeta os seus serviços está a ser causada por incêndio. Lamentamos o transtorno causado. Agradecemos a sua compreensão", esclareceu a operadora.

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Imagem: captura de ecrã / Downdetector

A Vodafone foi mais uma das maiores operadoras do país a confirmar "perturbações pontuais" na sua rede nas localidades mais afetadas pelos incêndios. À Anacom, a operadora enviou uma estimativa de 2500 clientes afetados nas redes móveis, sem especificar áreas.

Apesar de não ser a operadora com a maior estimativa de clientes afetados, a Vodafone registou um grande aumento no número de problemas reportados nas últimas 24h.

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Imagem: captura de ecrã / Downdetector

“Na atual situação, é inevitável que algumas infraestruturas sejam afetadas por via da perda de energia/de ligações ou de destruição de equipamentos de rádio. As equipas técnicas da Vodafone estão a acompanhar permanentemente a situação, monitorizando a rede e agindo com a máxima rapidez possível, nomeadamente disponibilizando soluções de cobertura temporária — um trabalho que está em curso. Por razões de segurança, em alguns casos a resolução de falhas depende de autorização de acesso aos locais afetados, não sendo por isso possível estimar um prazo para a reposição total dos serviços impactados”, destacou um representante da Vodafone Portugal ao ECO.

A NOS acalmou os seus clientes e explicou que a situação está controlada e que incidentes como esses nas redes de comunicação são "inevitáveis em fogos desta dimensão".

“As equipas da NOS estão em alerta máximo e a acompanhar de perto a evolução da situação, em coordenação com as forças de segurança presentes em cada foco de incêndio. Ao mesmo tempo, reforçámos as nossas operações no terreno, de forma a atuar de forma rápida e eficaz perante as situações que possam vir a surgir, e minimizar o impacto nos nossos clientes”, declarou a operadora ao ECO.

Apesar das diferenças nos números dos clientes a registar problemas com as redes, é indiscutível que houve um padrão de crescimento no número de utilizadores a reclamar de cortes em todas as operadoras listadas neste artigo nas últimas 24h.

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Imagem: captura de ecrã / Downdetector

A semana tem sido marcada por grandes focos de incêndio nas regiões norte e central de Portugal. Para segurança de todos, é importante verificar plataformas como o fogos.pt e o próprio Google Maps, para verificar onde estão as zonas que registam mais perigo e que estradas estão bloqueadas.

Tem cuidado com o fumo dos incêndios, e confere as cidades do país com a qualidade do ar mais preocupante.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.