Opera GX Mobile: se jogas no smartphone este é o browser perfeito para ti!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Chegou o novo navegador Opera GX Mobile, o mais recente produto dos criadores do bem conhecido Opera, com vários trunfos dedicados aos jogadores mobile. É, de acordo com a responsável, o navegador perfeito para quem joga no telefone.

A premissa é sustentada com uma homepage ou página inicial onde podem encontrar notícias relacionadas com o mundo gaming, com atalhos diretos para as principais publicações dedicadas ao mundo dos jogos. As novidades não se ficam por aqui!

Este é o novo navegador para a comunidade de jogadores mobile

O Opera GX estava em desenvolvimento há vários meses, chegado agora à fase de testes aberta (beta aberta). E, ainda que a versão estável e amplamente disponível via Google Play Store deve chegar nas próximas semanas, a versão beta já está disponível.

Os utilizadores interessados em testar e usar este novo browser poderão descarregar o ficheiro APK através desta ligação. Em seguida deverão instalar o mesmo no respetivo smartphone Android, ou no tablet em que o pretendam usar.

Mas, afinal o que é que o torna num navegador perfeito para gamers? Bom, para além de um centro de notícias dedicado ao mundo dos jogos na sua página inicial - com atalhos diretos para publicações como a IGN, conta também com outras surpresas.

Chegou o novo browser Opera GX Mobile para Android e iOS

À semelhança da versão para computador (desktop), o Opera GX Mobile é uma nova aplicação com conteúdo escolhido a dedo para figurar na sua página principal. Há um centro de notícias gaming e alertas para promoções em produtos dedicados aos jogos.

Por outro lado, acaba por ser um novo vetor de entrega de publicidade para as principais marcas a operar no mundo dos jogos, mas também há boas notícias. Mais concretamente, um agregador de notícias relacionadas com lançamentos de jogos.

A utilidade deste tipo de informação é inegável, mas, em simultâneo, não podemos deixar de sentir que o GX Mobile é particularmente proveitoso para a empresa que pode vender este espaço de anúncios e publicidade.

Personalização, temas e notícias do mundo gaming com o Opera GX

Ao configurar pela primeira vez o browser (e posteriormente através das Definições), o utilizador pode optar por diferentes temas e esquemas de cor. Isto mudará a identidade visual do navegador, com destaques em vermelho, azul, cinza, roxo, entre outras cores.

Os temas em si inspiram-se no mundo gaming com uma abordagem minimalista, mas bem conseguida. Este ponto, sim, pode promover uma maior coesão na experiência de utilização dos smartphones dedicados aos jogos.

Também podemos optar entre duas forma de navegação na Internet, com vários controlos úteis.

Mais ainda, temos um bloqueador de anúncios integrado (ad-blocker), filtro de cookies, bloqueador de scripts para mineração de criptomoedas, entre outras opções. Temos, por fim, uma forte integração com a versão para computadores (desktop).

Temos ainda uma zona (área de transferência) em que podemos partilhar conteúdo entre o mobile e a versão para desktop.

Resta, por fim, aguardar pela disponibilização da versão estável, mas já podem usar a versão beta em Android e iOS.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei MateBook 16: o novo portátil com AMD Ryzen e preço aliciante!
  • Samsung Galaxy F52 é oficial: smartphone 5G por preço irresistível
  • Nubia Z30 Pro é o novo smartphone Android com carga ultra-rápida a 120 W
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.