Opera. Browser já protege o Android e iOS contra a mineração de Bitcoin

Rui Bacelar
Opera Mini Browser Android iOS bitcoin
O popular navegador já está protegido contra este "ameaça".

Criptomoeadas. Tema que dominou grande parte da "esfera tecnológica" em 2017. Tema que certamente ainda dará muito que falar daqui em diante. Tema que nem sempre surge nas manchetes pelas melhores razões. Ultimamente, uma das piores notícias que temos visto é a crescente tendência de mineração de criptomeadas como o Bitcoin através dos smartphones e não só. Agora, o browser Opera Mini para Android e iOS já se encontra protegido!

Apesar de alguns "mineiros" utilizarem os seus próprios centros de mineração, concentrando assim os seus recursos. Já por outro lado, temos outros, sobretudo programadores para dispositivos móveis a espalhar scripts (linhas de código executáveis), para os smartphones. Tudo isto, claro, sem o consentimento do utilizador final.

Vê ainda: Android. Sony não desiste dos smartphones, até quando?

Segundo nos conta a empresa Opera em comunicado à imprensa, o fenómeno pode já afetar mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo. O grande mal? A possibilidade de desgaste do hardware dos smartphones Android e dispositivos afetados. Desde o sobre-aquecimento, à lentidão e ao consumo absurdo de bateria resultando na diminuição brusca da autonomia.

Browser Opera já protege o iOS e Android contra a mineração de Bitcoin

Agora, o navegador Opera torna-se do primeiro browser popular a ter proteção nativa contra os scripts de mineração de criptomoeadas. As novidades já chegarão a todos os serviços Opera para dispositivos móveis Android e também para todos os utilizadores iOS. Ambas as plataformas estão agora protegidas depois da última atualização do popular browser, o Opera e as suas variantes.

À medida que tanto a Bitcoin como as demais criptomoeadas começaram a ganhar popularidade e valor, os programadores aperceberam-se que podiam colocar milhões de dispositivos sob o seu comando. Para tal, seriam cada vez mais programadores a desenvolver pequenas linhas de código, pequenos scripts que se infiltram tanto em PC's como em Android e iOS. O resultado / objectivo é sempre o mesmo. A mineração de Bitcoin ou outras criptomoedas.

E se por um lado nos computadores um script minerador de Bitcoin não afeta (muito) o desempenho do PC, num dispositivo Android ou iOS o cenário é distinto. Desde a lentidão sentida até à diminuição da bateria, rapidamente a questão foi sendo discutida e as partes alertadas.

Agora, a partir de hoje, se utilizas um browser Opera ou o browser Opera Mini, bem como as suas soluções para Android e iOS então estarás protegido contra esta maleita. De uma forma muito sucinta, o novo ad-on do Opera vai bloquear qualquer script de mineração no teu Android, iOS e claro, no teu computador.

Podes descarregar aqui o browser Opera para Android. Também descarregar aqui o Opera Mini para Android. Caso utilizes iOS podes fazer aqui o download do browser.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9. Já sabemos como será a Fotografia e Vídeo

Google Allo e Google Duo deviam seguir o exemplo do Google Pay

Android One . Xiaomi Mi A1 e as suas principais alternativas

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.