A OpenAI, criadora do conhecido ChatGPT, está no centro das notícias boas e menos boas.
Pelo lado positivo, a empresa acaba de estabelecer uma parceria com a Associated Press para ter acesso ao arquivo de notícias da agência noticiosa. Já numa nota menos positiva, a OpenAI está a ser alvo de uma investigação da agência norte-americana FCT, relacionada com os direitos de proteção ao consumidor.
OpenAI estabelece parceria com a agência de notícias Associated Press
A OpenAI e a agência noticiosa Associated Press (AP) anunciaram que estabeleceram uma nova parceira. Segundo os termos estabelecidos neste acordo, a empresa de Inteligência Artificial terá acesso ao arquivo de notícias da agência AP enquanto esta “alavancará a tecnologia e a experiência em produtos da OpenAI”.
Ainda que o comunicado oficial divulgado pelas duas empresas não revele os valores financeiros do acordo, explicita que a OpenAI vai ter acesso às notícias do arquivo da AP desde 1985.
Esta parceria beneficia a plataforma de Inteligência Artificial da OpenAI, visto que a partir de agora terá acesso a um imenso volume de informação que pode ser utilizado para fins de Machine Learning. Por outras palavras, a plataforma irá aprender e assimilar uma quantidade enorme de factos, devidamente verificados.
Kristin Heitmann, vice-presidente senior da AP, afirmou que “estamos satisfeitos que a OpenAI reconheça que o conteúdo de notícias não partidário e baseado em fatos é essencial para esta tecnologia em evolução e que o valor da nossa propriedade intelectual é respeitado”.
Autoridade FCT investiga OpenAI. Em causa estão os direitos do consumidor
Mas a OpenAI também é notícia por ser alvo de uma investigação por parte da agência governamental Federal Trade Commission (FTC) que está a analisar se a empresa infringiu as leis que garantem os direitos dos consumidores.
A empresa já mostrou disponibilidade para colaborar com as autoridades e, por seu lado, a agência governamental terá também já enviado à OpenAI um documento de 20 páginas para averiguar como esta lida com os riscos relacionados com os atuais modelos de Inteligência Artificial.
De acordo com o jornal Washington Post, na prática, a FTC pretende apurar se a OpenAI se “envolveu em práticas injustas ou enganosas de privacidade ou segurança de dados na recolha de dados públicos”, assim como também quer apurar se foram causados danos “ao publicar informações incorretas através dos seus produtos de chatbot”.
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