OpenAI quer produzir hardware de IA e Nvidia responde com chatbot

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Parece que tanto a OpenAI quanto a Nvidia estão na busca por independência no mercado de Inteligência Artificial (IA). A criadora do ChatGPT está a considerar fazer o seu próprio hardware de IA para não depender mais da Nvidia. E a Nvidia está a lançar o seu próprio chatbot de IA.

Domínio da Nvidia sob ameaça (mas nem tanto)

Nvidia OpenAI
Imagem: Shutterstock / Varavin88 e Hairem

Atualmente, a Nvidia detém a liderança esmagadora do mercado de hardware de IA, com várias das big techs da indústria a depender de acordos com a empresa. A Nvidia, inclusive, tornou-se a terceira empresa mais valiosa dos Estados Unidos, ficando atrás apenas da Apple e da Microsoft, mas superando a Amazon e a Alphabet (Google).

Contudo, isso pode estar a mudar, com as grandes empresas de tecnologia a começar a dar passos para criar soluções próprias. E a OpenAI está neste caminho. Segundo a página Tom's Hardware, a fabricante do ChatGPT deu início a negociações para fabricar a sua própria marca de processadores de IA.

A expetativa é de que o foco seja em Unidades de Processamento Neurais (NPUs), processadores dedicados a tarefas relacionadas à IA, geralmente encontrados nos novos computadores de IA. Caso o plano da OpenAI tenha sucesso, a empresa não apenas não precisará mais dos serviços da Nvidia como poderá ser um concorrente no mercado de chips de IA.

Para responder aos novos desafios que pode ter no mercado, a Nvidia já agiu: a empresa lançou o seu próprio chatbot de IA. O Chat With RTX será capaz de conectar um LLM (Modelo de Linguagem Grande) com vídeos do YouTube e ficheiros no computador do utilizador. A nova plataforma, inclusive, não exigirá Internet para todos os seus recursos.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.