Quando ouvimos falar da OpenAI, é possível que nos lembremos sempre do ChatGPT. Parece que vamos ter de arranjar um novo espaço para o SearchGPT, o novo serviço que já começou a ser testado.
No fundo, trata-se de um motor de busca da OpenAI, que promete fazer concorrência ao Google. De acordo com a Tech Bullion, o objetivo do SearchGPT passa por oferecer “respostas rápidas e oportunas com fontes claras e relevantes”.
Ou seja, o mesmo que a Google procura fazer. O problema é que, nos últimos tempos, há quem vá ficando insatisfeito com algumas atitudes da empresa. Recorde-se que, tal como a 4gnews noticiou, até o plano de acabar com os cookies caiu por terra, o que era algo que muitos utilizadores ansiavam.
Open AI quer ser “muito melhor” do que aquilo que existe
O lançamento do ChatGPT foi feito em novembro de 2022 e, desde então, ganhou uma grande popularidade. Quem viu isso com “maus olhos” foram os investidores da Alphabet, que receiam que o crescimento da plataforma afete a relevância da Google.
No fundo, o que o SearchGPT procura é uma forma “mais natural e intuitiva” de pesquisar um assunto. Ou seja, tal e qual como se fosse uma conversa, só que em vez de ser entre humanos, é entre humano e GPT.
No entender de Sam Altman, CEO da Open AI, “acreditamos que há espaço para tornar a pesquisa muito melhor do que é hoje”. Quem está ciente da concorrência é a Google que chegou, inclusive, a lançar o AI Overview para um público restrito.
Google fez uma experiência sem grande sucesso
Para Sundar Pichai, CEO da Google, ia ser a maior mudança de pesquisa do último quarto de século. Só que há uma questão: as coisas não correram propriamente bem, já que a Inteligência Artificial (IA) dava resultados bem distantes da realidade.
Para Daniel Faggella, fundador da Emerj AI Research, “a Google tem tremido um pouco desde que essa coisa (Chat GPT) apareceu pela primeira vez”. Tanto assim é que o próprio realça que a Google está a ver-se “atrapalhada”.
OpenAI continua a reforçar-se
Pelo lado oposto, a empresa de Altman continua a contratar nomes gigantes da indústria tecnológica. Só no mês de junho, contrataram dois executivos bastante conhecidos na área e estabeleceram uma parceria com a Apple.
Os contratados em questão foram Sarah Friar, ex-CEO da Nextdoor e diretora financeira da Square, e Kevin Weil, ex-presidente da Planet Labs e ex-vice-presidente sénior do Twitter e vice-presidente do Facebook e Instagram.
Quer isto dizer que, depois do fenómeno do Chat GPT, a OpenAI está a apontar baterias para o futuro. Por enquanto, sabemos que o Search GPT está a ser testado. Ainda não sabemos quando chegará, efetivamente, ao público comum.