A OpenAI está preocupada em tornar a experiência do ChatGPT mais seguro para todos, especialmente para os jovens. Nesse sentido, a empresa anunciou os seus planos para a implementação de um mecanismo de previsão da idade dos seus utilizadores.
Conforme a empresa anunciou na sua página, este é um mecanismo que coloca a segurança dos utilizadores à frente da sua privacidade. A empresa mostra-se ciente da polémica que isso poderá gerar, mas acredita que esta é a melhor opção para todos.
A experiência de utilização do ChatGPT vai variar consoante a idade
O principal objetivo deste mecanismo de verificação de idades no ChatGPT é tornar este um lugar mais seguro para os jovens. Uma preocupação que se tornou mais urgente após o caso de um jovem que se suicidou seguindo instruções específicas fornecidas por esta IA.
Tal como a OpenAI explica, este sistema irá tentar adivinhar a idade do utilizador pela forma como este interage com o ChatGPT. A ideia é determinar se este tem menos ou mais de 18 anos e ajustar a experiência em conformidade.
Se a conclusão for que o utilizador tem menos de 18 anos, o ChatGPT mudará automaticamente para uma versão mais restrita da IA. Essa versão irá, por exemplo, bloquear conteúdo sexual e em casos mais extremos de sofrimento comunicar com as forças de segurança.
É natural que este mecanismo de previsão de idade baseado em interação textual seja desafiador e pode originar avaliações incorretas. Ciente desse desafio, a OpenAI esclarece que, em caso de dúvida, optará pelo caminho mais seguro e mudar para a versão mais restritiva do ChatGPT.
Adultos poderão ter de verificar a sua idade para usar plenamente o ChatGPT
Para os adultos, esse "jogar pelo seguro" da OpenAI também pode trazer avaliações incorretas e alguma frustração. Nesse sentido, a empresa dará a possibilidade de verificarem a sua idade para acederem à versão completa do ChatGPT.
Essa verificação de idade, mesmo para os adultos, poderá ser implementada em alguns países, até por força da legislação em vigor. A empresa reconhece que esta medida coloca em causa a privacidade dos utilizadores, mas acredita que é um sacrifício justificado.
Ainda não sabemos quando este sistema de verificação de idades entrará em vigor no ChatGPT. Mais detalhes serão anunciados atempadamente, mas fica já a nota de que a experiência de uso desta IA irá mudar em breve e suscitar um novo debate entre privacidade e segurança online.