Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

OpenAI, Jony Ive e Sam Altman querem criar o "iPhone da IA"

A iniciativa partiu da Open AI, que detém o ChatGPT. E já há novidades.

Sam Altman e Jony Ive
Imagem: Divulgação / TheVerge

O TheVerge avança que a OpenAI, dona do ChatGPT, quer criar um dispositivo de dedicado à IA. Para isso, conta com nomes de peso: Sam Altman, CEO da OpenAI, está a colaborar com Jony Ive, o famoso ex-designer da Apple e o seu estúdio de design.

Objetivo: criar o "iPhone da IA"

O objetivo é criar um dispositivo que seja fundamental para a experiência de IA, tal como o iPhone se tornou num marco histórico.

A ideia central é "casar" a inteligência humana com a artificial. Este projeto não se limitaria a um "smartphone de IA", mas sim a algo novo, com um design inovador e uma interface revolucionária.

Financiamento e parcerias

Sam Altman está a tentar angariar milhares de milhões de dólares junto de investidores. Aliás, um dos potenciais parceiros é a SoftBank, multinacional japonesa de telecomunicações e internet.

The io Products, Inc. deal has officially closed and we’re thrilled to welcome the team to OpenAI.Jony Ive & LoveFrom remain independent. They’ll have deep design & creative responsibilities across OpenAI.https://t.co/mxZIdAyi5x

— OpenAI (@OpenAI) 9 de julho de 2025

O que podemos esperar?

Os detalhes sobre o tipo de aparelho a criar são poucos—mas a parceria parece apostar muito na estética, na simplicidade e numa experiência de utilização fluída.

Jony Ive é conhecido pela sua abordagem minimalista e pela criação de produtos intuitivos e irresistíveis. Se a história servir de guia, este dispositivo de IA poderá ter um impacto profundo na forma como usamos a tecnologia no dia a dia.

Ainda é cedo para prever quando é que este "iPhone da IA" chega ao mercado, ou mesmo se verá a luz do dia. Mas a simples existência desta colaboração aponta para um futuro onde a IA será (muito) mais do que um software.

Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Luísa Amorim
Luísa Amorim
Licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Multimédia. Decidiu nunca trabalhar como jornalista e foi na produção de conteúdos que encontrou a alternativa certa, sobretudo na área de tecnologia—onde deu os primeiros passos na escrita online. Com centenas de artigos escritos sobre gadgets, reviews e comparações de dispositivos, é nesta área que se sente mais confortável.