A OpenAI, criadora do popular ChatGPT, apresentou o seu novo modelo de Inteligência Artificial (IA) para criação de vídeo a partir de texto: Sora. E os exemplos que a empresa trouxe dos resultados obtidos pela IA são incrivelmente realistas e repletos de detalhes.
Conforme explicou a OpenAI (e é possível ver nos vídeos gerados), o Sora pode criar "cenas complexas com várias personagens, tipos específicos de movimento e detalhes precisos do sujeito e do plano de fundo".
Cenas realistas e imaginativas a partir de instruções de texto
Se já utilizaste uma IA para gerar vídeos a partir de prompts de texto, já deves ter encontrado plataformas que geram resultados que não correspondem exatamente ao que pediste, ou que utilizam vídeos de bancos de dados e acabam por misturar diferentes estilos de personagens ou objetos.
É aqui que o Sora chega para brilhar. Apesar de, em alguns dos exemplos dados pela OpenAI, ainda ser claro que o vídeo é criado por uma IA, os resultados dos vídeos, com até um minuto de duração, são indiscutivelmente incríveis.
No post introdutório no blogue, a empresa destaca que o novo modelo de IA pode perceber como os objetos "existem no mundo físico", bem como "interpretar adereços com precisão e gerar personagens atraentes que expressam emoções vibrantes". Não é à toa que as imagens são fotorrealistas.
Os "poderes" do Sora
Além de criar vídeos a partir de prompts de texto, o Sora também é capaz de dar vida a uma imagem estática, gerando um vídeo a partir dela. Outra funcionalidade interessante é a de preencher quadros que faltam em um vídeo já existente ou estendê-lo.
De acordo com a OpenAI, o modelo ainda "pode ter dificuldades para simular com precisão a física de uma cena complexa". Contudo, os resultados apresentados ainda impressionam.
O Sora chegará ao mercado para concorrer com outras plataformas de IA que também já conseguiram alcançar resultados surpreendentemente realistas, como Runway, Pika e Lumiere do Google.
Atualmente, a nova IA da OpenAI está disponível apenas para avaliação por alguns "red teamers", artistas visuais, designers e cineastas.