O Opel Mokka mantém o seu design exterior, mas a marca alemã decidiu dar uma atualização significativa ao seu interior. Esta foca-se em melhorar a experiência de infoentretenimento e conectividade.
Este SUV compacto recebe agora um cockpit digital renovado, novas plataformas tecnológicas da Snapdragon, conectividade sem fios reforçada. E, pela primeira vez no modelo, integração com a inteligência artificial do ChatGPT.
Dois ecrãs de 10 polegadas em destaque
A mudança mais visível no habitáculo do "novo" Mokka é a adoção de dois ecrãs de 10 polegadas como equipamento de série. Um para o painel de instrumentos totalmente digital e outro tátil a cores para o sistema de infoentretenimento central. Este último pode ser operado através de widgets personalizáveis, de forma semelhante a um smartphone, e permite criar atalhos virtuais.
Podes ainda escolher entre sete esquemas de cores diferentes para o ambiente interior e o sistema reconhece o teu perfil pessoal através do smartphone associado. A ligação para Apple CarPlay e Android Auto passa a ser sempre sem fios de série.
Integração com o ChatGPT
Para interagir com o sistema, além do toque, tens o controlo por voz natural através do comando "Hey Opel" (esta funcionalidade requer a presença do sistema de navegação opcional). A grande novidade aqui é a integração do ChatGPT, também associada à Navegação Conectada.
Com isto, podes fazer perguntas ao sistema sobre vários tópicos, como pedir sugestões de restaurantes baseadas nos teus gostos, perguntar sobre factos históricos, saber o nome de um ator ou até criar um quiz para entreter durante a viagem. Toda esta nova experiência digital é suportada por hardware atualizado.
O Mokka passa a usar plataformas de nova geração da Qualcomm: a Snapdragon Cockpit Platform e a Snapdragon Auto Connectivity Platform. Na prática, isto traduz-se em gráficos mais avançados nos ecrãs, maior rapidez de resposta do sistema multimédia e capacidades de conectividade melhoradas (Wi-Fi, Bluetooth, 4G). Tens também uma base de carregamento sem fios para o teu smartphone na consola central, além de uma porta USB-C.
Se optares pelo sistema de navegação integrado (opcional), este traz vantagens adicionais como atualizações de mapas automáticas "over-the-air" (OTA) e a capacidade de aprender os teus hábitos para sugerir destinos e rotas. Podes também enviar percursos planeados na app myOpel diretamente para o carro.
Vantagens para quem tem o Mokka Electric
Para quem tem a versão Mokka Electric, a navegação é ainda mais útil. Esta calcula o nível de carga previsto à chegada ao destino e planeia automaticamente as paragens para carregamento necessárias ao longo do percurso, estimando os tempos de condução e de carga.
Há também uma nova câmara de visão traseira de 180 graus em alta definição, que melhora significativamente a visibilidade durante as manobras de estacionamento. A Opel refere ainda que o design de alguns comandos físicos, como o do travão de estacionamento elétrico ou o seletor de modos de condução, foi atualizado. Estes adotam o estilo do novo Opel Grandland.