Os rumores iniciais do OnePlus Z indicavam que o terminal chegaria com um processador da MediaTek. Algo que não foi muito bem recebido pelos fãs da marca que continuam a preferir os chips da Qualcomm. Mas por que razão?
As mais recentes informações, referem que a OnePlus vai mesmo apostar num modelo Snapdragon da linha 700, Snapdragon 765G em vez do novo MediaTek Dimensity 1000.
As diferenças dos chips Snapdragon para os MediaTek
A MediaTek é uma fabricante de chips chinesa que tem uma excelente qualidade nos seus processadores. Aliás, para smartphones de entrada, a Qualcomm e os seus Snapdragon não conseguem acompanhar os preços agressivos da MediaTek. Contudo, potência e preço não é tudo.
Quando falamos de um smartphone por pouco mais de 100€, não vejo muitas razões para preferir um Snapdragon, contudo, os rumores referem que o OnePlus Z pode chegar aos 400€. Ou seja, já é um preço considerável.
A Qualcomm dá-nos mais longevidade de atualizações. Se no mundo Android as atualizações de software estão longe de ser perfeitas e existe uma enorme fragmentação no mercado, um dos grandes responsáveis é a MediaTek.
Antes de um smartphone ser atualizado, a atualização tem de passar pelos processadores. Ou seja, a Google manda uma atualização, a Qualcomm, MediaTek, Exynos ou Kirin atualizam o chip e enviam a atualização para o fabricante.
O problema é que a MediaTek tem um histórico péssimo nas atualizações de software. Para além de demorar uma eternidade, abandona processadores populares e que foram muito vendidos no passado.
Ao longo do tempo os utilizadores começaram a ficar com receio deste fabricante devido a isso mesmo. Não garantir atualizações por 2 anos (no mínimo) é da responsabilidade dos fabricantes quando nos vendem um smartphone com um valor considerável.
Por isso mesmo vimos os fabricantes (mesmo asiáticos) a investir mais em chips Snapdragon da linha 700 para os seus intermediários. São um pouco mais caros para o utilizador, contudo, há pormenores que valem a pena pagar.
Possíveis especificações do OnePlus Z
- Ecrã AMOLED de 6.4 polegadas com punch hole
- Taxa de atualização de 90Hz
- Sensor de impressões digitais no ecrã
- Processador Qualcomm Snapdragon 765G
- 8GB de RAM
- 126GB ou 256GB de memória interna
- Câmara tripla com sensores de 48MP + 16MP + 12MP
- Bateria de 4000mAh
- Carregamento rápido Warp de 30W
Ainda não sabemos em concreto qual será a decisão da OnePlus. Contudo, espero sinceramente que escolha um chip da Qualcomm. A MediaTek está a fazer um bom trabalho, contudo, precisa de mostrar que já não comete os erros do passado. Essa mentalidade terá se ser implementada até nos smartphones de entrada. Onde a marca tem vindo a dominar ao longo dos anos.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Mi Mix 4 está prestes a chegar! Xiaomi abriu a conta para ele nas redes sociais
- Aproveita! Estes dois jogos para PC estão grátis na Epic Games Store por tempo limitado!
- Pocophone F2 Pro mais próximo da sua apresentação! Marca começou os teasers no Twitter