Em outubro de 2020, com o iPhone 12, a Apple introduziu o carregamento sem fios MagSafe. Ao longo dos anos foi otimizando este atributo, tornando-o um dos melhores do mercado.
No ano passado, foi anunciado o carregamento sem fios Qi2, em tudo semelhante ao MagSafe, mas os terminais Android não abraçaram o conceito. Pelo menos, até agora com o próximo smartphone de topo da OnePlus.
OnePlus 13 com carregamento magnético sem fios
O novo flagship OnePlus 13 vai integrar “função de sucção magnética”, o que significa que o modelo vai fornecer suporte para carregamento magnético sem fios. A confirmação foi dada pelo presidente da empresa, Kinder Liu, numa conversa na rede social Weibo.
Confirmação esta que vem dar razão a Digital Chat Station. O conhecido leaker tinha já avançado que a OnePlus estava a desenvolver uma nova série de capas de proteção magnéticas para o carregamento sem fios.
Outros rumores adiantaram ainda que a OnePlus está também a desenvolver um acessório magnético de encaixe que terá como principal função dissipar o calor provocado pelo carregamento.
Como funciona o carregamento Qi2
Tal como já dissemos, o carregamento sem fios Qi2 é em tudo semelhante ao MagSafe da Apple. Apresentado pelo consórcio Wireless Power no ano passado, este carregamento integra um Magnetic Power Profile que alinha corretamente os dispositivos no carregador.
Graças a um conjunto de ímãs, os dispositivos não só ficam na posição correta, como se mantém nessa mesma posição, ainda que recebam notificações que os tentem fazer sair do lugar com a vibração.
Esta era, aliás, uma das principais queixas relativamente ao padrão anterior Qi que não usa este sistema magnético.
Por outro lado, fornece também uma melhor eficiência energética e velocidades mais rápidas face ao seu antecessor Qi. O consórcio Wireless Power quer inclusive unificar este padrão de carregamento sem fios para que as fabricantes de smartphones Android abracem o conceito e o massifiquem.