OnePlus: utilizadores acusam a marca de lhes ter mentido

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Chamamos bloatware a todas as aplicações indesejadas que vêm pré-instaladas nos nossos smartphones, e não conseguimos desinstalar. Ao longo dos anos foram várias as fabricantes a trazer estes “brindes” nos seus equipamentos, e mais uma é acusada de se juntar à lista.

Caso não saibas, a OnePlus sempre se vangloriou por não trazer bloatware nos seus equipamentos. No entanto, uma publicação no Reddit fez soar os alarmes, para o facto de os novos OnePlus 8 e OnePlus 8 Pro serem uma exceção a esta regra.

OnePlus 8 trazem Facebook e Netflix pré-instalados

Tal como noticiamos, a OnePlus promoveu recentemente o programa IDEAS. Neste dá aos utilizadores a iniciativa de poderem sugerir funcionalidades que desejam ver nos futuros equipamentos da marca.

Uma das sugestões mais populares foi dar aos utilizadores a possibilidade de escolher as apps que queriam instalar quando o tiram da caixa. No entanto, a ideia foi recusada pela marca, que alegou que os utilizadores já esperam ver pré-instaladas aplicações como a calculadora ou o relógio.

O que não seria de esperar é que a marca também colocasse nesta lista apps como a Netflix ou o Facebook. Segundo a marca, estas chegam pré-instaladas com a desculpa de melhor a reprodução em HDR (Netflix), ou melhor a bateria (Facebook).

A verdade é que esta é uma manobra que parece ter desagradado bastante aos utilizadores da marca, que a acusam de lhes ter mentido e não dizer que está simplesmente a ser paga para ter as apps pré-instaladas. Estes alegam, no entanto, que as aplicações em questão podem ser desinstaladas se o utilizador assim entender.

Publicação no Reddit que expôs o caso da OnePlus

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme X50 Pro à venda em Portugal com preço que pode arruinar o Pocophone F2 Pro
  • Patente da Xiaomi revela a característica que todos queremos num smartphone
  • Xiaomi tem uma surpresa para ti que promete ser económica
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.