OnePlus TV tem atualizações de Android garantidas durante 3 anos. Mas será suficiente?

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A OnePlus está a preparar-se para entrar também no mercado das Smart TV, seguindo as pisadas da Xiaomi e Redmi. A primeira OnePlus TV chegará com um painel QLED e 55" polegadas, posicionando-se no segmento mais popular do mercado dos Smart TVs.

Agora, Pete Lau — CEO da OnePlus — confirmou que irão utilizar o Android TV como sistema operativo para a sua primeira Smart TV, prometendo pelo menos 3 anos de atualizações de software.

OnePlus TV poderá ser a salvação que o Android TV tanto precisa!

Na publicação do CEO da OnePlus, foi revelado que a escolha do sistema operativo da Google foi a decisão mais natural. Depois de vários anos de parceria entre as duas empresas, terão a possibilidade de trabalhar em conjunto uma vez mais, de forma a melhorar a experiência de utilização do Android TV.

É verdade que o Android TV apresenta-se muito mais evoluído que os sistemas operativos oferecidos por grandes fabricantes como a Samsung e LG. No entanto, continua a apresentar algumas falhas de performance e a necessitar de algumas melhorias. Considerando tudo o que a OnePlus fez no Android para os seus smartphones, poderá muito bem ser a desejada salvação para o Android TV.

Serão 3 anos de atualizações suficientes para uma televisão?

Não há dúvida que a garantia de 3 anos de atualizações do sistema Android é por si só, uma excelente notícia. Desta forma, tudo indica que a fabricante irá adotar para a OnePlus TV, o mesmo tipo de estratégia que implementaram nos seus smartphones.

No entanto, o mercado das televisões tem características totalmente distintas do mercado dos smartphones. No que respeita a smartphones, já se tornou habitual trocarmos de smartphone a cada 2/3 anos (mesmo que não seja regra geral). Por outro lado, o mesmo não acontece com televisões.

Neste segmento, não acredito que um utilizador compre uma Smart TV com a ideia de que irá trocar por um modelo mais recente passados 2 ou 3 anos. Desta forma, seria um grande trunfo caso a OnePlus conseguisse garantir mais algum tempo de atualizações para as suas televisões.

Acredito que essa é uma possibilidade, considerando o incrível histórico da marca no que respeita aos seus smartphones. Seria certamente aceitável, mesmo que garantissem apenas atualizações de segurança e correção de possíveis bugs.

Ainda assim, parece garantido que a OnePlus TV será um verdadeiro sucesso após ser apresentada na Índia durante o próximo mês.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 7T: eis as especificações do próximo topo de gama Android
  • Tens um OnePlus 7 Pro? atualização do Pokémon Go 'estragou' os 90Hz
  • OnePlus 7 Pro poderá receber o Android 10 ao mesmo tempo que os Google Pixel
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.