A OnePlus está a preparar-se para entrar também no mercado das Smart TV, seguindo as pisadas da Xiaomi e Redmi. A primeira OnePlus TV chegará com um painel QLED e 55" polegadas, posicionando-se no segmento mais popular do mercado dos Smart TVs.
Agora, Pete Lau — CEO da OnePlus — confirmou que irão utilizar o Android TV como sistema operativo para a sua primeira Smart TV, prometendo pelo menos 3 anos de atualizações de software.
OnePlus TV poderá ser a salvação que o Android TV tanto precisa!
Na publicação do CEO da OnePlus, foi revelado que a escolha do sistema operativo da Google foi a decisão mais natural. Depois de vários anos de parceria entre as duas empresas, terão a possibilidade de trabalhar em conjunto uma vez mais, de forma a melhorar a experiência de utilização do Android TV.
É verdade que o Android TV apresenta-se muito mais evoluído que os sistemas operativos oferecidos por grandes fabricantes como a Samsung e LG. No entanto, continua a apresentar algumas falhas de performance e a necessitar de algumas melhorias. Considerando tudo o que a OnePlus fez no Android para os seus smartphones, poderá muito bem ser a desejada salvação para o Android TV.
Serão 3 anos de atualizações suficientes para uma televisão?
Não há dúvida que a garantia de 3 anos de atualizações do sistema Android é por si só, uma excelente notícia. Desta forma, tudo indica que a fabricante irá adotar para a OnePlus TV, o mesmo tipo de estratégia que implementaram nos seus smartphones.
No entanto, o mercado das televisões tem características totalmente distintas do mercado dos smartphones. No que respeita a smartphones, já se tornou habitual trocarmos de smartphone a cada 2/3 anos (mesmo que não seja regra geral). Por outro lado, o mesmo não acontece com televisões.
Neste segmento, não acredito que um utilizador compre uma Smart TV com a ideia de que irá trocar por um modelo mais recente passados 2 ou 3 anos. Desta forma, seria um grande trunfo caso a OnePlus conseguisse garantir mais algum tempo de atualizações para as suas televisões.
Acredito que essa é uma possibilidade, considerando o incrível histórico da marca no que respeita aos seus smartphones. Seria certamente aceitável, mesmo que garantissem apenas atualizações de segurança e correção de possíveis bugs.
Ainda assim, parece garantido que a OnePlus TV será um verdadeiro sucesso após ser apresentada na Índia durante o próximo mês.
Editores 4gnews recomendam:
- OnePlus 7T: eis as especificações do próximo topo de gama Android
- Tens um OnePlus 7 Pro? atualização do Pokémon Go 'estragou' os 90Hz
- OnePlus 7 Pro poderá receber o Android 10 ao mesmo tempo que os Google Pixel