OnePlus e Xiaomi dominam a Samsung e LG no Marketing Digital

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

As principais construtoras de smartphones e dispositivos móveis costumavam gastar autênticas fortunas em publicidade, divulgação e brand awareness através dos meios convencionais. Da televisão aos cartazes publicitários. Agora, são cada vez menos as marcas que o fazem. Com a ressalva da Samsung, Huawei e pontualmente a Sony. A solução passa cada vez mais pelo Marketing Digital. A OnePlus e a Xiaomi sabem disso, as restantes marcas como a LG e HTC tentam acompanhar.

Aqui, uma das razões que garantiram o lugar cimeiro no mercado dos dispositivos móveis para a Samsung foi o intenso marketing ano após ano. A tecnológica sul-coreana certifica-se que nenhuma outra fabricante investe tanto como ela nos meios de publicidade convencionais. Todavia, no Marketing Digital são as marcas chinesas como a OnePlus e a Xiaomi a dominar.

Vê ainda: alaxy S9. As imagens e especificações deste Android

É compreensível a necessidade que cada marca tem de se tornar mais facilmente reconhecível do que as demais. No que ao mercado Android diz respeito é difícil competir com a Samsung e mesmo com a Huawei. A menos que se aposte, como fez a OnePlus e a Xiaomi muito bem, no Marketing Digital.

Nos últimos anos as estratégias de marketing têm mudado. Com o crescente impacto e influência das redes sociais, fabricantes como a Xiaomi e a OnePlus desde cedo souberam reconhecer o potencial deste Marketing Digital. Outras como a LG e a Samsung terão demorado mais um pouco.

OnePlus e Xiaomi superam a LG e Samsung no Marketing Digital

Espalhar o nome de uma marca através das redes sociais tornou-se mais eficaz à medida que os consumidores começaram a perder a confiança no marketing tradicional. Além disso, à medida que este foi ficando mais caro, jovens construtoras como a OnePlus e a Xiaomi tiveram que encontrar soluções. "A necessidade aguça o engenho" e passaram a apostar no Marketing Digital.

Por Marketing Digital entenda-se todo o conjunto de atividades executadas online por uma empresa ou mesmo por uma pessoa. Sempre com o objetivo de atrair novas oportunidades de negócios, criar relações e sobretudo desenvolver uma identidade de marca. Aqui, entre as suas principais estratégias temos o SEO, o Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Este é o entendimento mais comum sobre o tema.

Marketing Digital passa pelas redes sociais...

Apesar de marcas como a OnePlus ou a Xiaomi não refutarem completamente os media tradicionais, pelo simples facto de não terem capital comparável a uma LG ou Samsung, tiveram que encontrar um novo meio. Não é propriamente pior (ou melhor). É diferente, alternativo e está cada vez mais na moda. À medida que os hábitos dos consumidores mudam, também as marcas souberam ver isso. Agora, os resultados começam a aparecer.

Note-se que todo este artigo se baseia no recente relatório da agência Locowise. Segundo esta, a OnePlus é especialmente forte na rede social Twitter. Aqui, domina completamente a LG e a Samsung no que diz respeito à interação com as suas publicações - o "engagement" com o seu Marketing Digital.

Xiaomi, LG, Samsung, OnePlus, Sony, etc...

Entre as 7 maiores fabricantes de dispositivos móveis do mundo, a HTC, Sony Xperia, Huawei Mobile, LG Mobile, Xiaomi, One Plus, e a Samsung Mobile. Aqui, a Samsung é a fabricante com mais seguidores com mais de 12 milhões de pessoas a seguirem a sul-coreana nesta rede social.

Ora, apesar de ter cerca de 5 vezes mais seguidores do que uma HTC, ou 11 vezes mais do que a OnePlus, sensivelmente o mesmo com a LG e Xiaomi, mesmo assim a Samsung não é das melhores a nível de interação. Segundo o relatório da Locowise, com apenas 2,449 interações no Twitter em janeiro.

Aqui contam-se os re-tweets, as respostas e os favoritos. Mais ainda, a Locowise é uma agência de estudo de mercado que avalia o impacto de várias estratégias de marketing, entre outras informações valiosas para as grandes empresas. Ajudam as marcas a saber em que "canal" devem apostar.

A percentagem de interação, LG e Sony nos últimos lugares

Retomando o tema principal, durante o mês de janeiro a OnePlus teve 108,300 interações no Twitter. Ao passo que a Xiaomi obteve 30,225. A LG ficou para trás.

Mais ainda, as principais campanhas de Marketing Digital no Twitter durante o mês de janeiro foram criadas pela OnePlus e pela Xioami. Aqui, a Xiaomi teve 8 das 12 mais influentes publicações. A OnePlus as restantes 4. Sem esquecer que foi um simples render do Mi A1, o primeiro dispositivo Android One da marca. Teve 2,843 interações.

Ainda segundo a Locowise as hashtags mais populares, em janeiro, foram as #Oneplus5t, #Xperia e a #Huaweimate10pro. Em suma, tanto a OnePlus como a Xiaomi superaram a LG e a Samsung. Isto a nível de impacto da marca no Twitter. Entre si, as marcas totalizam 18,340,027 seguidores em janeiro. A Samsung Mobile tem 67% desta cifra mas, como não publica tão frequentemente, acaba por não ter tanta interação.

E tu, segues alguma destas grandes marcas nas redes sociais?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Oreo 8.0 – EMUI 8.0

Mi 7 pode saltar fora do MWC 2018

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.