OnePlus prepara-se para revolucionar smartphones dobráveis com uma característica única

Mónica Marques
Comentar

Ao que tudo indica, a OnePlus está a trabalhar num smartphone dobrável que será diferente de tudo o que se viu até agora.

Patentes divulgadas online sugerem que a marca está a trabalhar num modelo dobrável com três ecrãs e duas dobradiças.

Smartphone dobrável da OnePlus com design único de três ecrãs

patente design OnePlus
Patente do smarphone dobrável da OnePlus Crédito@Let'sGoDigital

Uma patente descoberta pelo site Let's Go Digital mostra que a OnePlus está a trabalhar num modelo de smartphone dobrável. Mas a confirmar-se o modelo projetado na patente, a marca pode vir a revolucionar o mercado deste tipo de equipamento, graças a uma característica única.

Tudo porque a patente mostra um smartphone dobrável com duas dobradiças e três ecrãs. Tal como podemos ver pelo desenho da patente, quando desdobrado o smartphone OnePlus disponibiliza ao utilizador três ecrãs, sendo que a ligá-los estão as duas dobradiças referidas.

Nenhum dos modelos dobráveis apresentados até hoje tem um design assim, nem há notícia de que qualquer outra marca esteja a desenvolver um projeto do género.

A informação sobre a existência deste projeto ganha ainda mais força com a notícia divulgada pelo site 91Mobiles que dá conta de que a documentação da patente já terá sido atualizada na base de dados da WIPO – Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

Design com duas dobradiças do smarphone dobrável da OnePlus permite que modelo tenha vários formatos

patente design oneplus
Patente de smartphone dobrável OnePlus mostra equipamento com três ecrãs Crédito@Let'sGoDigital

O design de ecrã triplo do smartphone dobrável da OnePlus, além de ser único no mercado, tem também um potencial enorme. Tudo porque, as duas dobradiças integradas vão permitir que o utilizador dê ao equipamento uma série de formatos diferentes. Mas, por outro lado, levanta também alguns desafios, desde logo como é que este formato funciona em termos práticos.

Mas desafios à parte, este é um design único que pode permitir um tamanho de ecrã nunca antes visto num smartphone dobrável e integrado num equipamento que, quando dobrado, pode ser facilmente transportado.

São várias as marcas de smartphones que estão a trabalhar nos seus próprios modelos sobráveis, sendo que a Samsung detém a principal fatia deste mercado com os Galaxy Fold e Galaxy Flip.

E, por todas as notícias divulgadas neste último trimestre, tudo indica que 2022 seja o ano dos smartphones dobráveis, devido ao boom que se antecipa para esses modelos. Recorde-se que notícias anteriormente divulgadas avançavam que a Samsung pretende produzir 2,9 milhões de unidades do futuro modelo Galaxy Z Fold 4 e uns extraordinário 6,9 milhões de smartphones Galaxy Z Flip 4.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.