OnePlus prepara-se para revolucionar smartphones dobráveis com uma característica única

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, a OnePlus está a trabalhar num smartphone dobrável que será diferente de tudo o que se viu até agora.

Patentes divulgadas online sugerem que a marca está a trabalhar num modelo dobrável com três ecrãs e duas dobradiças.

Smartphone dobrável da OnePlus com design único de três ecrãs

Uma patente descoberta pelo site Let's Go Digital mostra que a OnePlus está a trabalhar num modelo de smartphone dobrável. Mas a confirmar-se o modelo projetado na patente, a marca pode vir a revolucionar o mercado deste tipo de equipamento, graças a uma característica única.

Tudo porque a patente mostra um smartphone dobrável com duas dobradiças e três ecrãs. Tal como podemos ver pelo desenho da patente, quando desdobrado o smartphone OnePlus disponibiliza ao utilizador três ecrãs, sendo que a ligá-los estão as duas dobradiças referidas.

Nenhum dos modelos dobráveis apresentados até hoje tem um design assim, nem há notícia de que qualquer outra marca esteja a desenvolver um projeto do género.

A informação sobre a existência deste projeto ganha ainda mais força com a notícia divulgada pelo site 91Mobiles que dá conta de que a documentação da patente já terá sido atualizada na base de dados da WIPO – Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

Design com duas dobradiças do smarphone dobrável da OnePlus permite que modelo tenha vários formatos

O design de ecrã triplo do smartphone dobrável da OnePlus, além de ser único no mercado, tem também um potencial enorme. Tudo porque, as duas dobradiças integradas vão permitir que o utilizador dê ao equipamento uma série de formatos diferentes. Mas, por outro lado, levanta também alguns desafios, desde logo como é que este formato funciona em termos práticos.

Mas desafios à parte, este é um design único que pode permitir um tamanho de ecrã nunca antes visto num smartphone dobrável e integrado num equipamento que, quando dobrado, pode ser facilmente transportado.

São várias as marcas de smartphones que estão a trabalhar nos seus próprios modelos sobráveis, sendo que a Samsung detém a principal fatia deste mercado com os Galaxy Fold e Galaxy Flip.

E, por todas as notícias divulgadas neste último trimestre, tudo indica que 2022 seja o ano dos smartphones dobráveis, devido ao boom que se antecipa para esses modelos. Recorde-se que notícias anteriormente divulgadas avançavam que a Samsung pretende produzir 2,9 milhões de unidades do futuro modelo Galaxy Z Fold 4 e uns extraordinário 6,9 milhões de smartphones Galaxy Z Flip 4.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 10 Pro será um dos melhores smartphones de 2022 com estas especificações
  • Microsoft Surface Duo 2 é posto à prova em teste de resistência (vídeo)
  • OnePlus 10 Pro pode desiludir os mais exigentes com um pormenor
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt