OnePlus prepara nova funcionalidade que prolongará a vida útil da bateria do smartphone

Carlos Oliveira
Comentar

A OnePlus aproveitou a sua participação na CES para revelar o seu Concept One. Além disso, a empresa chinesa anunciou uma nova funcionalidade de software com influência no carregamento das baterias dos seus smartphones.

Esta nova funcionalidade foi apelidada de Optimized Charging e, em suma, está a ser concebida para evitar a sobrecarga da bateria. Um cenário que pode acontecer quando, por exemplo, deixares o smartphone a carregar durante a noite.

OnePlus

Optimized Charging irá aprender com os teus hábitos

A parte mais interessante desta funcionalidade será a sua capacidade de aprender os teus hábitos no carregamento da bateria do smartphone. Com o tempo, ela aprenderá a que horas normalmente colocas o equipamento a carregar e a que horas o retiras.

Quando o ligares à energia, tudo funcionará como até agora, No entanto, assim que forem atingidos 80% da capacidade da bateria, o processo de carregamento será automaticamente interrompido.

Este processo será retomado 100 minutos antes da hora que habitualmente acordas, ou antes do teu primeiro alarme, ou do primeiro evento no teu calendário. O objetivo é que o tempo de sobrecarga da bateria possa ser reduzido de horas para alguns minutos.

Funcionalidade já pode ser testada na beta da OxygenOS no OnePlus 7 e 7 Pro

Se és detentor de um destes modelos e estiveres no programa Open Beta da OxygenOS, então já podes testar a funcionalidade Optimized Charging. Só tens de dirigir-te às definições da bateria e ativar esta função.

Sendo esta uma função à base de software, é bastante provável que outros modelos a venham a receber brevemente. A OnePlus ainda não se pronunciou sobre o tema, mas certamente será uma questão de tempo.

Qual a melhor forma de carregar a bateria do smartphone?

Há uns bons anos, havia um medo generalizado de viciar a bateria dos telemóveis. Atualmente, ainda há quem tenha esse mesmo medo, mas, uma vez mais, dizemos que já não há razão para isso. Podes colocar o teu smartphone a carregar quando bem entenderes, independentemente do nível de carga que tenha.

As baterias que são usadas atualmente são de iões de lítio, que simplesmente não viciam. A vida útil destas células é medida por ciclos de carregamentos. Por ciclo de carregamento entende-se quando a bateria é carregada dos 0% aos 100%. Com efeito, se carregares o smartphone dos 50% aos 100%, é contado apenas meio ciclo.

O ideal, com estas células, é manter o seu nível de energia entre os 20% e os 80%. Quando deixamos baixar ou ultrapassar estes valores, a bateria é sujeita a um maior stress. Daí a funcionalidade Optimized Charging ser benéfica para a longevidade das baterias dos smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.