OnePlus pode acabar por abandonar os processadores da Qualcomm! Percebe porquê

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Oppo começou a contratar funcionários da MediaTek e Unisoc para começar o desenvolvimento dos seus próprios processadores. Ainda que não tenha sido feita referência à OnePlus, relembro que ambas as fabricantes pertencem ao grupo BBK Electronics e já foram várias as vezes que vimos a OnePlus seguir as pisadas da Oppo.

Ao contrário do que muitos poderiam pensar, a guerra dos Estados Unidos contra a Huawei vai ter repercussões que vão muito além da fabricante. São já várias as fabricantes chinesas que temem retaliações por parte do governo de Donald Trump.

Oppo já tem uma equipa de "génios" pronta para avançar com o projeto

Com o alargar das proibições dos Estados Unidos à Huawei, a Oppo decidiu acelerar todo o projeto de criação dos seus próprios processadores. Para juntar a melhor equipa possível, conseguiram garantir a contratação de programadores de topo da sua atual fornecedora, MediaTek.

Além disso, conseguiram também garantir a aquisição de vários programadores da Unisoc, a segunda maior fabricante de processadores chinesa. Com as recentes contratações, a Oppo já tem uma equipa de engenheiros de topo pronta para avançar com o projeto.

Fontes do site Nikkei Asian Review afirmam ainda que a fabricante está a tentar aliciar programadores da Qualcomm e da HiSilicon (Huawei) para se juntarem à sua equipa.

Ainda que a equipa montada pela Oppo pareça ter tudo o que é preciso para criar um produto final fantástico, estes projetos envolvem investimentos milionários e podem demorar vários anos até apresentarem resultados consistentes.

Assim que este projeto resulte em processadores que consigam fazer frente às ofertas da Qualcomm e MediaTek, é possível que o mercado dos smartphones volte a sofrer uma revolução. Caso a Oppo passe a ser uma das principais fabricantes de processadores, todas as fabricantes pertencentes ao grupo BBK poderão adotar os seus chips.

Relação próxima entre a Oppo e OnePlus já tem largos anos

O grupo BBK Electronics tem incluídas a Oppo, OnePlus, Vivo, Realme e iQOO. No entanto, a relação de grande proximidade entre a Oppo e OnePlus é inegável. Ao longo dos anos vimos a "startup" utilizar os designs da Oppo como base fundamental para os seus smartphones.

Em diversas ocasiões, foi possível ficar a conhecer o design de um novo smartphone da OnePlus, através de um modelo já lançado no mercado pela Oppo. Por isso, não seria certamente uma surpresa caso a OnePlus fosse das primeiras a adotar os novos processadores desenvolvidos pela sua "parceira".

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 8 e OnePlus 8 Pro oferecem uma experiência inigualável a jogar Fortnite. Sabe porquê
  • OnePlus 5 e OnePlus 5T começam a receber Android 10 estável: sabe os detalhes
  • OnePlus Z será o primeiro de muito mais smartphones acessíveis da marca
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.