OnePlus One vai receber o Android 10 passados 6 anos! Vê como é possível

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Por muitas criticas que sejam feitas aos smartphones Android pelo facto de receberem atualizações oficiais apenas durante dois anos, a liberdade oferecida pelo sistema operativo da Google é simplesmente fantástica. Ainda que não seja uma possibilidade para qualquer utilizador, continua a existir uma comunidade extremamente ativa no desenvolvimento de ROMs personalizadas.

Atualmente, a mais popular é certamente a LineageOS, que surgiu como a substituta da popular CyanogenMOD. Ainda que as ROMs personalizadas não sejam tão populares como antigamente, o LineageOS continua a ser a opção perfeita para quem não quer investir num smartphone novo a cada 2 anos e, quer continuar a usufruir das novas versões do Android.

Além de trazer as mais recentes versões do Android para smartphones mais antigos, o LineageOS traz ainda algumas funcionalidades exclusivas que darão uma nova vida ao teu smartphone. A mais recente surpresa é a indicação de que o OnePlus One estará prestes a receber o Android 10 graças ao LineageOS 17, mesmo tendo sido lançado há mais de 6 anos!

OnePlus One continua a dar que falar, mesmo depois de ter revolucionado o mercado dos smartphones em 2014

Para quem já não se lembra, o OnePlus One foi lançado em 2014, apresentando-se como a "melhor compra do ano". Não foi por acaso que deu início ao ainda popular termo "Flagship Killer", visto colocar à disposição especificações dignas de um topo de gama, mantendo um preço ridiculamente baixo.

Outro fator que tornou o OnePlus One único foi a forma como chegou aos utilizadores, sendo vendido através de "convites", tornando-o ainda mais desejado pelos fãs. Ainda que seja pouco provável que existam muitos utilizadores que utilizem o OnePlus One como smartphone diário, muitos ainda terão esta lenda guardada religiosamente numa gaveta.

Pois bem, em breve vão poder tirar o pó ao OnePlus One e instalar o LineageOS 17.1, que trará o Android 10 e todas as suas funcionalidades para o mítico smartphone.

É importante realçar que o processo de instalação do LineageOS está longe de ser tão simples como instalar uma nova aplicação no teu smartphone. Antes de dar início ao processo, é importante que leias com atenção todas as instruções publicadas no site oficial, assim como garantir que fazes o download dos ficheiros corretos para o teu smartphone.

A menos que sejas um utilizador experiente nestes processos, não é aconselhável alterar o sistema operativo do teu smartphone diário (acidentes acontecem...).

No caso do OnePlus One e o seu delicioso nome código "Bacon", podes encontrar a página de downloads do LineageOS aqui. Ainda não está disponível o LineageOS 17.1, mas a sua eventual chegada foi confirmada através da página GitHub da comunidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 8T pode ter grande sensor principal! Sabe os detalhes
  • OnePlus Nord já bate todos os recordes. E ainda nem chegou aos consumidores
  • OnePlus Nord ainda não está a ser vendido mas já recebeu atualização!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.