OnePlus Nord N200 desilude os utilizadores! Ficará limitado ao Android 12

Rui Bacelar
Comentar

O smartphone OnePlus Nord N200 5G foi apresentado a 21 de junho de 2021, sendo o mais recente smartphone Android da fabricante chinesa. É, contudo, uma das suas mais recentes desilusões, ao atentar contra um dos valores-chave da "antiga" OnePlus.

De modo sucinto, este smartphone baseia-se atualmente no sistema operativo Android 11, mas ficará limitado a uma grande atualização do sistema. Outrora, a OnePlus e a sua OxygenOS foram sinónimos de rapidez na chegada das atualizações de software. Não mais.

Uma só grande atualização para o OnePlus Nord N200 5G

OnePlus Nord N200 5G

Este smartphone barato, que começará a ser vendido no dia 25 de junho, carecerá de grandes atualizações. Tal como, aliás, outros elementos da linha Nord, também o novo OnePlus Nord N200 5G será destratado face aos demais smartphones da marca.

A notícia foi avançada pela publicação 9to5Google que dá como confirmada a política de atualizações para este novo smartphone da fabricante chinesa. Note-se que este é o seu smartphone mais barato e, como tal, está longe de ser uma das suas prioridades.

Algo que ainda não fora confirmado, mas de que se já suspeitava face ao tratamento (ou falta dele) que a empresa tem dado à sua nova gama de smartphones baratos. Sendo a maioria destes equipamentos uma versão rebranded de smartphones OPPO, seria até de esperar que parte do desenvolvimento de software pudesse ser comungado entre ambas as empresas.

Sobretudo agora, aliás, que a fusão das duas foi oficializada por Pete Lau, CEO da OnePlus. Infelizmente, a união de ambas as marcas não parece que vá melhorar o quesito do suporte pós-venda na forma de disponibilização de atualizações.

A vida útil deste smartphone OnePlus terminará no Android 12 da Google

OnePlus Nord N200 5G

  • Ecrã: IPS LCD de 6,49″ polegadas Full HD+
  • Taxa de atualização de 90Hz
  • Processador: Snapdragon 480 5G da Qualcomm
  • 4 GB de memória RAM
  • 64 GB de memória interna
  • Câmaras: Tripla de 13 MP + 2 MP (macro) + 2 MP (profundidade)
  • Câmara secundária: 16 MP
  • Bateria: 5 000mAh com carregamento rápido a 18W
  • Extras: Leitor de impressão digital na lateral, Rádio FM
  • Sistema Operativo: Android 11 com a OxygenOS
  • Preço: 199 €

Em último caso é o utilizador quem fica a perder. Ao não receber mais atualizações para além da próxima versão do sistema operativo da Google, a vida útil do smartphone acaba por ser diminuída.

Terá, contudo, até três anos de "atualizações de manutenção" onde se incluem os patches de segurança e possíveis correções de bugs, mas não novas funcionalidades ou o aprimoramento das atuais.

Smartphone barato, por fim e numa nota pessoal, não deveria ser sinónimo de smartphone descartável, ou destratado. Seja para a OnePlus, seja para qualquer fabricante.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.