OnePlus segue os passos do iPhone X na última Beta do Android Oreo

Rui Bacelar
iPhone X Android Oreo OnePlus 3T OnePlus 3 OxygenOS 5.0 Android Oreo OxygenOS 4.5.1 Android Oreo OnePlus 3 OnePlus 3T OxygenOS OnePlus 3 Smartphone Android O update OnePlus 3T
Novidades para ambos os dispositivos da fabricante chinesa

O controlo por gestos semelhante ao do Apple iPhone X chega agora à nova compilação Beta para os OnePlus 3 e OnePlus 3T. Trata-se da mais recente versão de testes do Android Oreo que, por um lado, vem remover uma aplicação que estava a levantar questões de privacidade junto dos utilizadores. Por outro, acaba por introduzir os primeiros swipes à lá iPhone X.

Tal como havíamos dito aqui na 4gnews, a nova Beta do Android Oreo já chegou também aos OnePlus 5 e 5T. Trata-se de uma atualização pequena, em tamanho, mas com algumas mudanças bem cativantes. De um lado apaziguam-se preocupações, por outro, temos aqui alguns gestos semelhantes aos do iPhone X.

Vê ainda: 16 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Começando pela remoção da aplicação ClipBoard, algo que estava associado ao registo de dados da "Área de Transferência". Algo que a fabricante chinesa já desmentiu categoricamente.

A lista apresenta-se curta e com apenas algumas correções de erros, otimizações e a aplicação de um novo patch de segurança, o CVE-2017-13218 para o CPU. Trata-se de algo bem interessante tendo em conta esta vulnerabilidade que pretende corrigir no Android.

OnePlus com abordagem semelhante à do iPhone X na nova Beta do Android Oreo

Em seguida, temos o changelog oficial, a lista de mudanças, tal como pode ser vista no fórum oficial da marca:

Telefone

  • Adicionado o gesto de atendimento
  • Adicionada a função de SMS’s categorizadas na Índia
  • Remoção da função de telefone reconhecido na Índia

Sistema Android

  • Suporte para gestos no ecrã completo
  • Remoção da aplicação Clipboard na raíz do sistema Android
  • Correções de erros
  • Otimizações gerais do Android
  • Aplicação do patch de segurança para o CPU CVE-2017-13218
Esta nova Beta do Android Oreo já está a chegar aos utilizadores do smartphone OnePlus 3 e OnePlus 3T. Em seguida podemos ver um pequeno vídeo ilustrativo do funcionamento dos gestos ou swipes popularizados pelo Apple iPhone X.

Tal como é ilustrado pelo vídeo, o MisterMrMister afirma que "o controlo por gestos é bastante fluído e responde de forma rápida. Isto inclui o acesso às aplicações recentes". Note-se que, ao contrário do iPhone X, o utilizador do OnePlus 3 e OnePlus 3T poderá continuar a utilizar as teclas de navegação.

Todavia, estes controlos por gestos ainda não são perfeitos. " O utilizador continua a acertar algumas vezes e a falhar outras tantas". Algo que também implicará alguma prática por parte do utilizador destes dispositivos Android.

O mesmo sucede com o Apple iPhone X, o Filipe que o diga. Ainda agora, volvidos mais de dois meses desde que começou a utilizar este iPhone X, os gestos (swipes) ainda não são tão fáceis ou intuitivos como seria de esperar.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi entrará de forma oficial em novo país da Europa

Criptomoedas: Quem são os utilizadores em Portugal? (Questionário)

Android One da Google é alma do novo smartphone Sharp S3

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.