Ao efetuar uma compra através dos links deste artigo, o 4gnews pode ganhar uma comissão. Conheça o nosso processo de seleção de produtos.

OnePlus introduz o modo mais pedido nas câmaras dos smartphones OnePlus 9

Rui Bacelar
Comentar

A OnePlus deu a conhecer a gama de smartphones premium OnePlus 9 no início do ano. Fê-lo com a devida pompa e circunstância, abonada pela recente parceria com a mítica fabricante de câmaras fotográficas de origem sueca, a Hasselblad. Agora, para os seus smartphones Android faz chegar uma das funções mais pedidas pelos utilizadores, o XPan Mode.

A fabricante chinesa fez várias manchetes quando o mundo ficou a conhecer esta parceria com a Hasselblad. No entanto, os smartphones não impressionaram os utilizadores, tampouco a DxOMark, autoridade nas avaliações a sensores e câmaras fotográficas digitais, bem como smartphones. Contudo, a OnePlus tem melhorado as câmaras dos seus dispositivos móveis.

O modo Hasselblad XPan chegou à câmara dos OnePlus 9

From taxis to walkies 🚕🐕Captured on XPan Mode for the #OnePlus9Series. pic.twitter.com/yOnkQBK6tD

— OnePlus (@oneplus) 16 de setembro de 2021

Disponível a partir de hoje para os smartphones OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro o Modo XPan permite aos utilizadores criarem história e narrativas visuais mais envolventes. Tira partido da sabedoria da XPan Mode, canalizando a sua energia para a fotografia de rua / fotografia documental.

Segundo a OnePlus, o novo modo quer melhorar a experiência de utilização das câmaras de ambos os smartphones desta gama de topo. Para o utilizador será assim possível usar o modo que simula este formato de 35 mm, tradição herdada das câmaras Hasselblad.

Na prática, poderão alternar entre o modo de Panorama Completo e Foto normal, sem ter que mudar de modo a partir da aplicação de câmara fotográfica. Assim, será mais simples tirar partido de duas distâncias focais para diferentes cenários e fins criativos.

A chegar aos smartphones OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro

OnePlus 9

Teremos assim diferentes campos de visão, bem como diferentes enquadramentos. Tudo para que o utilizador consiga criar a narrativa visual desejada a partir do seu smartphone OnePlus. Este novo modo estará presente na app de câmara nativa.

Em síntese, temos assim duas distâncias focais à distância de um clique. O XPan Mod oferece, com efeito, uma distância focal equivalente a 30 mm, bem como a 45 mm caso o utilizador precise de afastar, ou aproximar do objeto a fotografar.

Por fim, segundo a OnePlus este novo XPan Mod consegue replicar a experiência de utilizar uma câmara Hasselblad XPan, com mais benesses incluídas.

Há novas opções de captação de imagem em smartphones OnePlus

OnePlus 9 Pro

Ao usar este modo as imagens terão, por predefinição, um aspeto / formato 65:24. Esta é outras das definições que visa replicar a experiência de captação de imagens com câmaras XPan. Cada imagem terá uma resolução ligeiramente superior a 20 MP.

Isto é possível através das imagens recortadas, captadas pelas câmaras de 48 MP (primária) e de 50 MP (ultra-wide) dos smartphones OnePlus 9. A resolução exata será de 7552 × 2798 pixeis em 30 mm e 7872 × 2916 em 45 mm.

Por fim, temos também uma predefinição de cor para Preto e Branco. Neste modo XPan o visor abrirá, por norma, a preto e branco, mas pode ser alterado para cores caso o utilizador assim o pretenda. Segundo a OnePlus, o objetivo passa aqui por simular a experiência nostálgica de usar uma câmara Hasselblad XPan.

A atualização está atualmente em distribuição via OTA (over the air) para a gmaa OnePlus 9.

Especificações principais do OnePlus 9 Pro

OnePlus 9 Pro
O smartphone OnePlus 9 Pro custa desde 850 € na Amazon.ES
  • Especificações principais do OnePlus 9 Pro
  • Ecrã: AMOLED LTPO de 6,67″ polegadas
  • Resolução Quad-HD+ (1440p), certificação HDR10+
  • Brilho máximo de 1300 nits - Fluid Display 2.0
  • Taxa de atualização variável de 1 a 120 Hz
  • Vidro Gorilla Glass Victus da Corning
  • Certificação IP68 - à prova de água e pó
  • Processador: Snapdragon 888 da Qualcomm a 5 nm
  • Memória RAM: até 12 GB
  • Armazenamento: até 256 GB de memória interna
  • Câmara principal: 48 MP (Sony IMX789) + 50 MP (Sony IMX766, grande angular) + 8 MP (telefoto, 3,3x zoom ótico) + 2 MP (monocromático)
  • Câmara secundária: 16 MP
  • Bateria: 4,500mAh de capacidade com Warp Charge 65T
  • Carregamento rápido a 65 W, carregamento sem fios a 50 W
  • Extras: Leitor de impressão digital no ecrã, Bluetooth 5.2, USB-C
  • Altifalantes estéreo com Dolby Atmos
  • Sistema operativo: Android 11, OxygenOS 11
  • Preço: desde 850 €

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.