OnePlus estará a recolher informações sensíveis sem o teu consentimento

Rui Bacelar
OnePlus 5 4K Ultra-HD sensíveis informações
A marca sempre prezou bastante o feed-back dos consumidores mas...

A OnePlus é uma das marcas que mais fãs tem conquistado nos últimos tempos e até eu me rendi ao seu novo topo de gama, o OnePlus 5 cuja análise podes consultar aqui, na 4gnews. Contudo, a marca enfrenta agora acusações de recolha e análise de informações sensíveis sem que o usuário tivesse sequer conhecimento deste procedimento.

Vê ainda: Google Play Store com 35 Apps temporariamente gratuitas para Android

No seu blog, Chris Moore revela que a empresa chinesa está a recolher dados muito específicos junto dos utilizadores de um smartphone OnePlus sem a permissão destes. Poderá isto afetar a popularidade da marca que já está a preparar o OnePlus 6 com ecrã ainda maior e sem margens?

OnePlus com novo escândalo em mãos?

Surgiram inclusive alguns rumores, para já meramente especulativos sobre um OnePlus 5T que só vem mostrar o quão o público já está entusiasmado com o próximo lançamento da marca.

Agora, esta publicidade negativa em nada favorecerá a empresa chinesa nem os seus próximos lançamentos e ainda não nos esquecemos dos displays colocados em posição inversa que despoletaram o "efeito-gelatina", a manipulação dos testes de benchmark, entre outros "lapsos" que em nada enaltecem a imagem da empresa.

A meu ver a OnePlus deveria esclarecer esta matéria o quanto antes e limpar a sua imagem antes que o assunto seja ainda mais divulgado e até mesmo deturpado em algumas publicações pautadas pela incúria.

IMEI, operadora, número de série, frequência de carregamento e muitos outras informações sensíveis estariam a ser recolhidos pela OnePlus

A situação foi posta a descoberto pelo senhor Chris Moore, cidadão britânico responsável por um blog de tecnologia e segurança onde recentemente publicou as suas conclusões.

No seu blog Chris vai a longas extensões para comprovar a recolha de dados pessoais e informação de cariz sensível que em seguida são transmitidos sem a permissão do utilizador.

Chris deparou-se com um domínio desconhecido e decidiu investigar a questão, tendo posteriormente descoberto o open.oneplus.net que estaria durante topo este tempo a recolher dados do utilizador, transmitindo-os posteriormente para uma Amazon AWS (Amazon Web Service), mais uma vez, sem permissão do utilizador.

Os dados recolhidos pela OnePlus vão desde as informações do dispositivo como ao IMEI do smartphone, número de série, endereço MAC, operadora, prefixo IMSI, número de telefone e até as redes sem-fios (ESSID e BSSID). Sem esquecer os sensíveis dados do utilizador como a frequência e número de resets ao smartphone, tempo e frequência de carregamento, horas de ecrã ligado, etc.

É deveras preocupante que uma das maiores construtoras de dispositivos móveis Android esteja a recolher, transmitir e utilizar informações sensíveis dos seus clientes sem a permissão dos mesmos e é ainda mais preocupante o facto de que a OnePlus não parece considerar isto relevante e estará a tentar justificar esta acção como parte do protocolo de melhoria da assistência pós-venda.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, consideras justificado este uso dos dados sensíveis do equipamento e respectivo utilizador?

Outros assuntos relevantes:

Queres ganhar um Xiaomi Mi 6? Sabe tudo como participar

Honor 7X já é oficial com o Kirin 659, dual-câmara e ecrã deslumbrante!

NOS tem agora um novo Wi-Fi Extender que poderia ser perfeito

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).